A massagem holística é um bálsamo

Os efeitos de uma massagem podem ser mecânicos, químicos, reflexos e psicológicos. Existem outras classificações, algumas com indicações para dor, para circulação sanguínea ou linfática, sobre o sistema nervoso, inclusive através de pressões reflexógenas e algumas trabalham especificamente tecidos musculoesqueléticos, conjuntivos, etc.

Muitas vezes, para optarmos por uma técnica de massagem a ser adotada para uma pessoa, utilizamos a dor como ponte, como caminho até a causa. E, para tal, é preciso dominar o conhecimento dos princípios de terapias, como, por exemplo, saber aliar os movimentos e toques à forma de trabalhar os corpos físico, emocional, mental, espiritual, cósmico, com sua metodologia específica de procedimentos para cada causa que está atuando. Também o conhecimento das relações entre as glândulas, os músculos e os chakras, onde se localizam estes centros de energia e como entrar em contato com eles através do toque. Do que são compostos estes métodos, que meios são utilizados, quais óleos medicinais, aromas, cromoterapia, leitura do corpo que vai massagear, a pele, sensações, bloqueios, energias estagnadas, enfim, todos os passos de como o terapeuta se prepara e opta por uma determinada terapia. A massagem holística é um bálsamo. Um alívio focado no equilíbrio de todas as partes do corpo, desde o físico ao mais sutil.

Este é o principal foco de uma massagem, num trabalho orientado para silenciar a mente e levar a pessoa a um estado meditativo, relaxado, sereno e claro. Sempre indico como postura ao terapeuta o máximo de silêncio, evitar conversar, apenas o mínimo de frases necessárias. Ás vezes, do lado de fora de uma cabine, ouço o matraquear constante do terapeuta e do massageado. E fico triste, pois tenho a certeza de que o aproveitamento e a entrega nunca serão os mesmos do que se permanecer em silêncio, conectando-se com corpo, com o caminho para o coração da pessoa, aproveitando, assim, estes momentos para reencontrar-se consigo mesmo e deixar fluírem os insights, ao mesmo tempo em que reduzem as dores físicas, contraturas recuperando o corpo, liberando as repressões psicoemocionais e tudo que não está fluindo, levando ao encontro da harmonia do corpo com a alma. Por isso, afirmo: o silêncio é essencial no ato da massagem.

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

Reprodução proibida

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . .

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta