Cuide bem da sua Tireoide!

Tiroide 2 Buddha Spa BlogA tireoide é uma glândula localizada na parte da frente do pescoço e produz dois hormônios o T3 e T4 que atuam em todo nosso corpo. Esta glândula é considerada o comandante das funções vitais pois é responsável por controlar todo o metabolismo,  influenciam na frequência cardíaca, gasto energético, disposição física, sono, interação com demais hormônios. O que atrapalha o funcionamento da tireoide é: trabalhar demais ou de menos. Quando há um excesso de liberação destes hormônios é denominado de hipertireoidismo e quando há uma deficiência na liberação dos hormônios é denominado de  hipotireoidismo. Os sintomas são específicos de cada um e como os sintomas podem ser comuns do nosso cotidianos, devemos sempre procurar um especialista para o diagnóstico efetivo.

Sintomas mais comuns do hipertireoidismo

perda de apetite
perda de peso
nervosismo
ansiedade
intolerância ao calor
sudorese aumentada
fadiga e câimbras
evacuações frequentes
taquicardia

irregularidade menstrual

Sintomas mais comuns do hipotireoidismo

cansaço
desânimo
fadiga
depressão
dificuldade de concentração
dor articulares
câimbras
queda de cabelo
déficit de memória
ganho de peso
pele seca
constipação
voz rouca e alterações menstruais

Tiroide Buddha Spa Blog.

O Hipotireoidismo é o mais comum (1 em cada 5 mulheres apresentam algum tipo de disfunção nesta glândula).

As causas podem ser variadas, sendo que a alimentação é um fator primordial para a saúde da tiroide:

Deficiência de iodo pode causar hipotireoidismo entretanto hoje em dia é muito raro esta deficiência já que o sal nosso de cozinha é iodado e já na quantidade suficiente.

Fontes alimentares de iodo: algas, peixes, frutos do mar e o sal de cozinha.

Nutrientes Benéficos para a glândula tireoide:

Selênio - Mineral fundamental para a regulação do funcionamento da tireoide. Ex: Castanha do Brasil

Ferro: Estudos demonstram que anemia por deficiência de ferro pode alterar o metabolismo da tireoide. Ex: Feijões

Vitamina A: a deficiência desta vitamina pode aumentar a produção de TSH, alterando a função da tireoide. Ex: mamão, cenoura

Zinco - Está envolvido no metabolismo dos hormônios tireoideanos. Ex: Semente de girassol

Ômega-3 - Melhora a sinalização dos hormônios tireoidianos no fígado. Ex: Atum, salmão

 

 Dra. Carolina BacceiPor: Dra Carolina Baccei

 Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

 

 




Imagem: Photl.com

 


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