SOP e ACO? Não!

Já escrevi sobre um assunto sério e que geralmente converso em consulta com as minhas pacientes: os malefícios do uso de Anticoncepcionais hormonais. Dentre muitas dúvidas que surgem, uma delas é em relação ao tratamento da SOP (Síndrome do Ovário Policístico), e eu sempre digo: ele é apenas uma consequência de outras alterações que precisam ser tratadas, e isto geralmente envolve a nutrologia e modulação hormonal bioidentica.

Post esclarecedor da @dra.natalymello “Quais os sintomas da SOP?
️Alterações menstruais,  Hirsutismo, Aumento dos pêlos no rosto, seios e abdômen.
️Obesidade/Ganho significativo de peso
️Acne;️Infertilidade, ️Alopécia Androgênica e outros.

Mas o que é SOP?

É uma doença hormonal, por isso já deixo claro que não causa câncer! A mulher produz uma quantidade maior de hormônios masculinos, os andrógenos, o que pode afetar a fertilidade feminina. O principal problema que este desequilíbrio hormonal provoca está relacionado com a ovulação. A testosterona produzida pela mulher interfere nesse mecanismo e, ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade da incidência de cistos, porque eles resultam de um defeito na ação dos hormônios do ovário, impedindo a ovulação.

Sabe-se que 50% das mulheres com essa síndrome têm hiperinsulinismo ( excesso de insulina ) e o restante apresenta problemas no hipotálamo, na hipófise, nas supra-renais e produz maior quantidade de hormônios masculinos. O que fazer? Tratar a causa de SOP.Meninas obesas, com pêlos no rosto, no corpo e acne precisam emagrecer. Às vezes, só a perda de peso provoca a reversão do quadro.

Não existe pílula mágica, acreditem! Se usar ACO para resolver a acne, você estará piorando muitos outros fatores, e sempre que tirar elas vão voltar.

Mude sua rotina, hábitos alimentares, faça exercícios físicos e realize exames hormonais com uma frequência indicada pelo seu médico; médico esse que deve cuidar da sua saúde e não da sua doença. A pílula não resolve!  E se pode usar DIU em quem tem SOP? Pode sim! E se não forem obesas? A atenção se volta para o controle da produção hormonal, através de exames, e se for usar hormônio, que seja BIOIDÊNTICO.”

Responsável pelo Wellness and Health Center do Buddha Spa Ibirapuera

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine…

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta