Receita para as futuras Mães – Gengibre no combate aos enjoos

O gengibre (Zingiber officinale) é originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. No Brasil, o gengibre chegou  um século após o descobrimento.

O seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria desde a antiguidade, na culinária e na preparação de medicamentos.

Como planta medicinal, o gengibre apresenta propriedades terapêuticas, resultantes da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer (cancro) de intestino e ovário.

O gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para tratar dor de garganta, pois tem ação antisséptica e possui também propriedades anestésicas.  Tem também ações bactericida e desintoxicante e acredita-se que possua poder afrodisíaco.

No Japão, utiliza-se o óleo de gengibre para massagens em tratamentos tradicionais para problemas de coluna e articulações.
A medicina ayurvédica reconhece a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, indicadando‐a para evitar enjoos e náuseas, e na digestão de alimentos gordurosos.

Fonte Wikipédia

Um dos sintomas mais frequentes durante a gestação, principalmente nos primeiros meses, são as náuseas.
O gengibre pode ser um grande aliado na redução deste sintoma tão indesejável. Por isso indico uma receita saborosa, saudável e que pode amenizar o problema. Experimente!

 

Receita Bolo de Gengibre sem Glúten

Ingredientes:

– 1/4 de xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente.
– 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo.
– 1 ovo
– 1 e 1/2 xícara de farinha sem glúten

– 1 colher de chá de canela.
– 1/2 colher de noz-moscada ralada.
– 1 colher de sopa de gengibre ralado.
– 1 colher de chá de fermento em pó.
– 1/2 xícara de melado diluído em 1/2 xícara de água fervente.

Modo de Preparo:

Bata na batedeira o açúcar e a manteiga até ficar cremoso. Adicione o ovo e o gengibre e bata mais um pouco. Reserve. Em uma tigela, misture os ingredientes secos: a farinha sem glúten, a canela, a noz-moscada e o fermento. Junte-os a manteiga batida, aos poucos e alternado com o melado (farinha, melado, farinha, etc.). Bata ate a massa ficar homogênea. Despeje em uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC) por 30 minutos, ou até que fique dourado. Faça o teste do palito. Espere esfriar e desenforme. Sirva frio.

www.carolbaccei.com.br

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

Imagem: 1) cc ##Erika**    2) cc dinnerseries

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta