Própolis Cura!

Todos conhecemos sua utilização principalmente quando falamos de inflamação de garganta. No frio, a gripe e outras doenças atacam os menos prevenidos, que, por alimentação inadequada ou outros descuidos, têm dificuldade em se adaptar às mudanças climáticas. A própolis é um medicamento natural e eficiente no tratamento e na prevenção de gripes e resfriados, devido as suas propriedades bactericidas, cicatrizantes e antioxidantes que reforçam o sistema imunológico. Nestes casos ela é geralmente comercializada em associação ao mel e outras substâncias como guaco, agrião, malva e eucalipto, que complementam sua ação bactericida. Mas seu poder vai muito além disso. A própolis pode, por exemplo,  ser aplicada no tratamento de candidíase, uma infecção vaginal bastante comum em mulheres, causada por queda na resistência imunológica.

A própolis é encontrada em quase todo o território brasileiro, e costuma apresentar diferenças na concentração de compostos de acordo com a região e as características da vegetação  local.

Por ser um produto natural, ela pode ser ingerida como método de prevenção, pois a taxa de toxicidade da resina é bastante baixa, mas é preciso haver uma dosagem adequada para a ingestão.

Os estudos sobre a atuação eficaz da própolis em diversas aplicações continuam e, certamente, o poder de  seus benefícios serão cada vez mais utilizados na saúde e na beleza.  Se você quer ler mais informações sobre este assunto, recomendamos o site da National Institutes of Health.

Imagens: 1 Marcelo Gonzales       2 Luna Calquin

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta