O que é detoxificação?

Com o nosso estilo de vida atual, baseado no consumo excessivo de alimentos industrializados, cheio de agrotóxicos, hormônios e aditivos alimentares, exposição à poluição, estresse e uso crônico de medicamentos estamos cada vez mais expostos...

dieta detoxificaçãoCom o nosso estilo de vida atual, baseado no consumo excessivo de alimentos industrializados, cheio de agrotóxicos, hormônios e aditivos alimentares, exposição à poluição, estresse e uso crônico de medicamentos estamos cada vez mais expostos à toxinas que podemos chamar de xenobióticos. A exposição constante a estas substâncias podem aumentar o risco do desenvolvimento de doenças como obesidade, câncer, doenças autoimunes, infertilidade e disfunções na glândula tireóide.

A detoxificação é uma dieta que prioriza o consumo de alimentos nutritivos que auxiliam na eliminação de toxinas e outras substâncias prejudiciais ao organismo como os xenobióticos que podem ser de origem alimentar ou ambiental. Ao entrarem em contato com o organismo, tornam-se tóxicos e acabam alterando funções, bloqueando reações e causando diversas complicações à nossa saúde.

A eliminação desta substância é feita principalmente pelo fígado, junto com os rins e intestino, que transforma as toxinas em substâncias hidrossolúveis, permitindo que sejam eliminadas pela urina, fezes e suor.

Neste período de detoxificação é importante evitar alimentos com alto potencial alergênico como: laticínios, glúten, cereais refinados, corantes, aditivos, açúcares, adoçantes, álcool e optar por alimentos frescos, frutas, verduras de preferência orgânicos.

Na hora de temperar seu prato prefira usar somente cebola, alho, alecrim e cúrcuma;

Ingira bastante líquido como água, água de coco, chás e sucos naturais;

Se você apresenta frequentemente os sintomas a seguir, você pode estar precisando de detoxificação:

- má-digestão

- dor de cabeça

- insônia

- fadiga

- falta de concentração

- retenção de líquidos

- enjôo pela manhã

- dificuldade de perda de peso

Entretanto, antes de iniciar uma dieta detox,  é essencial consultar um nutricionista, pois somente este profissional pode orientar de forma correta como e por quanto tempo fazer este tipo de dieta.

 


Dra. Carolina BacceiPor: Carolina Baccei

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo...

Site : www.carolbaccei.com.br


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!