Estresse gerado pelo calor: cuidados necessários

Os dias extremamente quentes têm sido constantes e castigam nosso organismo. Neste época do ano é preciso tomar alguns cuidados a mais para enfrentar a onda de calor insuportável, evitando consequências que afetam a saúde.

O que muitos não sabem é que o calor excessivo pode gerar um estresse que afeta o organismo e gera outros problemas de saúde muito mais sérios. Ele se manisfesta quando nosso corpo não é capaz de resfriar-se o suficiente para manter uma temperatura saudável. O suor tem a função de esfriar e baixar a temperatura corporal, mas, por vezes, a transpiração não é suficiente e a temperatura do corpo continua subindo. Doenças relacionadas ao calor podem variar de condições suaves, como uma erupção cutânea ou cãibras, tonturas e desmaios, esgotamento e fadiga, até condições muito graves como doença cardíaca e insolação, o que pode matar.

Qualquer pessoa pode sofrer de doenças relacionadas ao calor, mas os grupos de maior risco são:
– Pessoas com mais de 65 anos
– Bebês e crianças pequenas
– Grávidas e lactantes
– Pessoas portadoras de doenças cardíacas, pressão alta ou doença pulmonar
– Pessoas tomando medicamentos para a doença mental.

Como posso prevenir este estresse?

As recomendações são várias.  Entre elas:

– consuma muita água e evite bebidas alcoólicas

– evite a exposição ao sol nos horários de risco. Mas se não for possível, proteja-se usando boné, chapéu ou sombrinha e proteja os olhos com um óculos de boa qualidade

– use protetor solar sempre

– vista-se confortavelmente com roupas bem leves, dando preferência a cores claras

– pratique seus exercícios e atividades físicas em áreas externas somente nos horários de calor menos intenso pela manhã, bem cedinho, ou no final do dia e à noite, diminuindo a intensidade da prática até um limite mais suportável

– faça pausas para descanso, reduza seu ritmo e esforço físico no decorrer do dia

– procure lugares com boa ventilação e evite aglomerações

– coma regularmente, mantendo seu nível de energia estável e opte por alimentos leves e de fácil digestão

– refresque-se! Borrife água fria no rosto, braços, pescoço e nuca sempre que sentir vontade de se refrescar durante do dia.

E, por último, fique atento e qualquer sintoma suspeito, procure atendimento médico.

Passe pelo verão, cuidando-se e cuidando de seus entes queridos para que o calor seja superado sem estresse e sem consequências mais graves. Cuide dos idosos, crianças e animais de estimação, pois eles precisam de atenção especial.

O calor por si só já traz muito desconforto. Enfrente-o sem medo, com todas as medidas de prevenção possíveis. Estresse de calor ninguém merece!

Por:BCires

Fontes: Better Health Channel /BBC Future

Imagem: cc flickr/pinksherbet

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta