Dieta sem glúten – a verdade que você precisa saber

Na realidade, não há nada de novo sobre a retirada do glúten (presente no trigo, aveia, cevada e malte) da alimentação em países com grande enfoque em pesquisas científicas como os EUA. no Brasil, esta é uma prática que está se implementando com grande rapidez, pois assim como nos EUA, os resultados e o impacto no corpo são visíveis logo nos primeiros dias.

O mais incrível desta história toda é que independente de se ter intolerância ou não a esta proteína (caso de pessoas com doença celíaca), todos sem exceções, de crianças a idosos, são acometidos por um processo inflamatório intestinal ao entrarem em contato com ela. O nosso intestino está sendo considerado hoje como o “nosso segundo cérebro”, pois ele é responsável pela absorção e produção de diversas substâncias essenciais ao nosso organismo e que antes se atribuia ao cérebro.

Um exemplo é a serotonina, um neuro-transmissor que atua no nosso cérebro, gerando a sensação de prazer e bem-estar, e que a sua produção inadequada leva à maior parte dos casos de depressão. Noventa por cento de toda a nossa produção de serotonina advém do intestino, e então fica mais fácil compreendermos por que alimentos que causam inflamação a este órgão podem desregular tanto o nosso corpo física e emocionalmente.

Restrição calórica em dietas não é suficiente

A perda de peso associada ao glúten é principalmente a da gordura abdominal, por isso com dietas tradicionais, apenas com restrição calórica, é tão difícil eliminar esta bendita gordura. pessoas com dificuldade em emagrecer, mesmo fazendo diversas dietas e com o conhecido efeito-sanfona, beneficiam-se muito com a retirada do glúten da alimentação, pois na maior parte destes casos, é que os alimentos ingeridos pioram este processo de inflamação intestinal e inativam o metabolismo, bloqueando a perda de peso.

Vantagens da sua eliminação da dieta

Mas as vantagens da sua eliminação da dieta, mesmo que por curtos períodos, vão muito além do que foi abordado. Segundo o instituto de maior respeito acadêmico em pesquisas sobre alimentos e seu impacto no corpo, o Institute of Functional Medicine, nos EUA, a lista de sintomas associados a alimentos que causam a inflamação do intestino, sendo o glúten um dos carros-chefe, vai desde obesidade, desenvolvimento de diabetes, problemas do coração, queda de cabelos, alergias de pele e respiratórias (e vemos uma frequência cada vez mais exuberante de pessoas com rinites, bronquites e sinusites), depressão (em minha clínica Wellness e Health Center- no Buddha Spa Ibirapuera, trato de muitos pacientes em que a queixa principal são os sintomas depressivos, falta de motivação e ansiedade exacerbada, inclusive em pessoas muito jovens já tomando mais de um tipo de anti-depressivos e ansiolíticos. Após toda a avaliação, os questionários específicos aplicados e a avaliação laboratorial funcional, todas elas estão sofrendo por problemas gerados por inflamação generalizada no organismo. Após a retirada do glúten e outras substâncias e a reposição específica de nutrientes para o corpo, os sintomas cessam completamente e a necessidade dos remédios, ou é reduzida para mais da metade ou, na grande maioria, há interrupção completa. Na prática, isto se observa com a mesma frequência em indivíduos com problemas gástricos crônicos e sensibilidades alimentares, e que, após curto período de tratamento, há o desaparecimento dos sintomas. Quase todos os tipos de cânceres já foram cientificamente comprovados por serem advindos da alimentação e dos processos inflamatórios decorrentes dela.

Em outra revista Época, o tema da capa também abordou a dieta do trigo, retirando o glúten da alimentação como sendo este um dos caminhos para a comida do futuro. E não há duvidas de que o é, pois quando vemos atráves de inúmeros artigos científicos o que ele faz com o nosso corpo e sentimos, na prática, os seus efeitos, não podemos mais ignorar essas informações.

Começar a nossa auto-cura e a melhora da nossa qualidade de vida está em nossas mãos!

Responsável pelo Wellness and Health Center do Buddha Spa Ibirapuera

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine…

Imagens: Photl.com / cc Keith Weller

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta