Dieta adequada para Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

SOP afeta diretamente o emocional da mulher.

dieta SOP Buddha Spa Blog

Muitas dúvidas tem surgido desde que comecei a fazer os posts sobre os malefícios dos anticoncepcionais para o nosso organismo e dentre elas, me chamou a atenção para as quantidade de dúvidas relacionadas à síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Como isto é algo frequente que trato em meu consultório, decidi escrever este post específico sobre a alimentação ideal para meninas e mulheres que sofrem com a SOP, que tem início por um desequilíbrio metabólico relacionado com a insulina, e por isto, tem seu tratamento eficaz baseado também na nutrição.

Atenção quem acha que a SOP tem relação apenas com a parte ginecologica! Ela afeta diretamente o emocional da mulher (uma das causas de depressão), a capacidade de concentração e raciocínio, a memória, e o ganho de massa muscular, dentre outras.

Primeira coisa que precisa ficar 100% clara: anticoncepcional NÃO trata nada! Ele mascara os sintomas, mas tudo isso continua ocorrendo. O que te trata são os seus hábitos, como já descrito em vários posts.

De uma forma bem prática e sucinta, porque aqui não dá para dar tantas explicações quanto no consultório, mas o que precisa ser feito para que se diminua a produção de insulina e diminua sua resistência, é:

- Cortar carboidratos refinados no geral (mesmo os sem glúten, como a tapioca, e os integrais)

- Cortar açúcar é essencial! Mesmo açúcar orgânico, mascavo, etc

- Diminuir o consumo de frutas, reduzindo para 1 porção ao dia e sucos de frutas nem pensar! (Exceto suco de limão).

O que pode ser consumido:

- Gorduras boas que auxiliam na regulação hormonal: oleaginosas, azeite extravirgem, ômega-3, óleo de côco, abacate, gema de ovo, proteínas, folhas verdes no geral, fibras e superfoods: aveia, linhaça, chia, amaranto, gergelim, psyllium, pólen, spirulina, clorela. E se for consumir carbos, que seja na forma de raízes: mandioca, mandioquinha, batata-doce, inhame, cenoura, abóbora...

Cuidar da sua saúde é mais fácil, barato e saudável do que você imagina!

 

Dra Thaisa Albanesi Santos

Dra Thaisa Albanesi Santos

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine, e colaboradora da Federação Brasileira de Fisioculturismo - IFBB, responsável pelo Wellness and Health Center, no Buddha Spa Ibirapuera.

Instagram: @DraThaisa

Facebook: DraThaisa Albanesi

Blog: drathaisaalbanesi.com.br



Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!