Cuidados para volta do Corpo e Saúde após a Gravidez

Veja alguns cuidados após a maternidade!

 

 

A maternidade traz mudanças profundas na vida da mulher.

O corpo muda, a vida muda, as prioridades mudam e claro com tudo isso muitas mamães deixam de cuidar do seu corpo.

Mas os cuidados com o corpo são muito importantes não só para a volta do corpo, mas também para manter a autoestima lá em cima.

Muitas mamães deixam até de fazer a unha, cuidar do cabelo, da pele, de fazer exercícios, enfim... tudo o que era "o tempo dela, passa a ser o tempo do bebê".

Mas será que esses cuidados são importantes apenas por uma questão estética?

Como mencionei, um dos primeiros pontos é resgatar a autoestima e autoestima é saúde emocional. Muitas mulheres desenvolvem a depressão pós-parto e essa pode levar até a falta de cuidados adequados com o bebê.

Outro ponto importante é que a intensa rotina de cuidados com o bebê deixa muitas mamães ansiosas e estressadas. A ansiedade e o estresse pela falta de dormir ou ter momentos de pausa pode levar a mulher a comer demais e engordar. Cria-se então um ciclo onde esse ganho de peso afetará novamente a autoestima.

As mudanças que ocorreram no corpo, do ponto de vista físico, fazem com que o corpo da mulher esteja sensível e propenso a dores e lesões. As dores podem também comprometer os cuidados com o bebê.

Mas será que é possível romper esses vários ciclos na vida materna? SIM!

Alguns cuidados simples da mãe, adotando um "estilo de vida saudável", mantendo uma alimentação equilibrada e saudável e mantendo alguns cuidados com o seu corpo poderão promover grandes diferenças na vida da mamãe.

Veja alguns cuidados:

1. Adotar uma alimentação saudável - ajudará a controlar o peso e também manter-se disposta e energizada para enfrentar o dia intenso.

2. Insira exercícios especializados para a volta da sua barriga, volta do peso e do seu corpo. Quando a mulher vê seu corpo voltando, ela começa a se identificar com o seu "eu antigo" e isso faz muito bem para a autoestima. Apenas mantenha o cuidado de buscar um programa de exercícios especializados para que você não se lesione e não tenha postura ou diástase piorada. E nada de ficar cheia de dores! Exercícios que promovem dores musculares não ajudarão na volta do corpo, e também deixarão a mamãe mais cansada no seu dia de rotina materna.

3. Cuide do seu corpo com drenagem linfática, massagem relaxante. Esses cuidados ajudarão a que você se sinta relaxada, recuperada para enfrentar o seu dia e com certeza seu bebê perceberá a mamãe mais paciente e relaxada. A drenagem ajudará a combater o inchaço que pode ter permanecido da gravidez. Também ajudará a manter a circulação saudável

4. Faça alongamentos e exercícios posturais. Esses ajudarão na volta da barriga, do corpo e também evitarão dores comuns também nesse período.

5. Aproveite o momento com seu bebê e faça exercícios com ele, pode ser uma caminhada com ele no carrinho ou alguns exercícios localizados em que ele pode estar no seu colo ou no canguru (ou sling). Só veja um programa especializado para que você entenda como posicionar o bebê e não realizar movimentos bruscos.

 Evite o sedentarismo e faça uma agenda onde você dentro da rotina dos cuidados com o bebê, separe algum tempinho todos os dias para você!!!

Gizele Monteiro

Por: Gizele Monteiro

www.gravidezemforma.com.br

http://gizelemonteiro.com.br/

Instagram: @gizelemonteiro


É autora e idealizadora do e-book e programa Gravidez em Forma. Mestrado pela Unifesp com tema de estudo "Exercícios na Gravidez". . .


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!