Conheça melhor os benefícios da maca peruana

A Maca Peruana é uma raiz originária do Peru, cultivada desde a antiguidade que possui formato semelhante ao rabanete. Devido ao seu alto valor nutricional, a raiz é considerada um superalimento. Na medicina popular do povo andino, a raiz é utilizada para combater anemia, infertilidade e na manutenção do equilíbrio hormonal feminino, sendo utilizado também para sintomas da menopausa.

Quanto sua composição nutricional, apresenta alto teor de fibras, aminoácidos, ômega-3 e ômega-9, vitaminas do complexo B, C,E e micronutrientes como ferro, cálcio, magnésio, zinco, selênio, fósforo, potássio.

A raiz da maca é a parte mais utilizada e pode ser consumida cozida, crua ou desidratada. No Brasil, podemos encontrar sob a forma de chás, cápsulas e farinhas.

Diversos estudos recentes relacionam a maca peruana com alívio dos sintomas de menopausa, tensão pré-menstrual, assim como fertilidade e aumento da libido e concentração de testosterona.

Uma pesquisa avaliou os efeitos da maca (2g por dia) sobre os sintomas climatéricos em mulheres com menopausa precoce. Os resultados mostraram efeitos favoráveis da suplementação com um aumento significativo da sensação de bem-estar, maior nível de energia e menor número de episódios de dores de cabeça, dormência muscular e redução de sudorese noturna.

Outro estudo realizado com ratas ovariectomizadas, analisou o efeito da suplementação com extrato de Maca durante 28 semanas. A análise da densidade mineral óssea indicou que a maior dose da raiz foi eficaz na prevenção da perda óssea em condições de deficiência de estrógeno.

Apesar de resultados promissores, a ação da Maca Peruana sobre a menopausa e vitalidade ainda são escassos e necessitam de estudos mais detalhados para que haja uma opinião definitiva sobre a planta.

De qualquer forma, sabemos que estamos perto de conhecer mais um superalimento para a saúde de mulheres e homens.

 

Por: Dra Carolina Baccei

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

www.carolbaccei.com.br

Facebook: Nutri Carol Baccei

http://www.carolbaccei.com.br/

Imagem parcial: cc Sebástian Freire/Flickr

1 Comentários
Nilza Oliveira

Estou no climatério, uso maca todo dia no cuscuz, tapioquinha.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta