Comer frutas vermelhas faz bem a saúde!

Utilizadas desde a antiguidade, por terem importantes propriedades terapêuticas, as frutas vermelhas também são conhecidas como berries. Framboesa, amora, mirtilo, cranberry, goji, açaí, morango, cereja, uva escura, romã, ameixa, caqui e jaboticaba estão entre as berries mais conhecidas.

Estas frutas são fontes de compostos fenólicos, potentes antioxidantes, capazes de neutralizar a ação dos radicais livres que causam danos ao organismo.

A antocianina é o principal flavonóide destas frutas. Ela previne e controla a hipertensão arterial, levando ao relaxamento das artérias e contribuindo para uma boa saúde cardiovascular.

A presença do acido elágico faz com que estas frutas desempenhem ação antimutagênica, inibindo a surgimento de tumores cancerígenos e induzindo as células cancerígenas ao processo de autodestruição.

Outra função importante das berries é a contribuição para uma pele bonita e saudável por auxiliar na manutenção da elasticidade.

Por serem fontes de vitamina C, seu consumo auxilia também nas defesas do organismo contra infecções.

A luteína, um carotenoide presente nas frutas vermelhas, ajuda a manter uma boa visão e previne doenças como catarata.

As fibras nelas contidas auxiliam no bom funcionamento intestinal e no aumento da saciedade, favorecendo o emagrecimento.

E ainda possuem baixo valor calórico e nutrientes com ação anti-inflamatória.

Portanto, inclua as frutas vermelhas na sua lista de compras!!!

Por: Dra Carolina Baccei

www.carolbaccei.com.br

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta