Abóbora sem susto e muita saúde!

A abóbora tem muitas propriedades medicinais e terapêuticas e, por este motivo, é utilizada não somente em receitas de pratos deliciosos como em outros produtos como cosméticos. Ela ficou mais famosa por causa da série Harry Potter e ela é estrela na decoração da comemoração do Halloween. Mas, em vez de desperdiçar sua abóbora e jogar fora depois da brincadeira, que tal você fazer um belo de um suco?

Vamos conhecer primeiro sua propriedades. A abóbora é rica em antioxidantes e beta-caroteno, que é convertido pelo corpo na vitamina A. Ajuda no processo de regeneração e retarda o processo de envelhecimento natural do corpo.

Sua polpa contém minerais e vitaminas E e C, juntamente com carboidratos, sais vitais e proteínas. As sementes também são utilizadas por conterem óleos, resinas e enzimas com diversas propriedades medicinais.

Seu consumo frequente traz diversos benefícios para saúde como ajudar na limpeza de vasos sanguíneos, o que regula os níveis de colesterol e estimula a atividade renal; ação laxante e é útil no tratamento de casos de dispepsia e obstipação, tratamento de úlceras e acidez e muito mais.

Estudos mostram que a abóbora pode ser um lanche saudável para dar para as crianças por causa de seu conteúdo de vitamina D. Ele pode acelerar o crescimento em crianças e tem propriedades terapêuticas, bem como nutritivos. A presença de cobre, ferro e fósforo na abóbora ajuda a formação de influências do sangue no corpo. Ele também fornece proteção contra a aterosclerose e anemia.

Para preparar receitas que utilizem a polpa da abóbora, leve em consideração que casca altera muito o sabor, sendo recomendável retirá-la. Já as sementes podem ser utilizadas, pois são muito nutritivas. Opte conforme seu gosto pessoal. Considerando que o resultado é uma polpa bem espessa, ao utilizar a abóbora em receitas de sucos tudo tem que ser muito bem dosado com ingredientes mais líquidos, como suco de laranja ou água.

Misturinha deliciosa de abóbora

Ingredientes:

– um pedaço de banana
– 3 colheres (de sopa) de suco de laranja
– 3 colheres (de sopa) purê de abóbora
– 2/3 xícara de água
– uma pitada de canela
– uma bola de sorvete de baunilha (ou creme)

Para quem preferir eliminar o sorvete, faça suas próprias experiências substituindo por leite de coco ou leite de amêndoas, etc. O mel também pode ser utilizado como opção de adoçante.

Bata tudo no liquidificador. Sirva sempre imediatamente após a preparação.

Gostou? Abóbora com cara feia, só de brincadeira! Com criatividade, seu Haloween e o ano todo são mais alegres e muito saudáveis com a presença da abóbora.

Artigo Por BCires

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta