Abacate - fonte de bom humor e bem-estar

Fruta poderosa para utilizar sempre na sua dieta

Abacate - bem-estar

Sentindo-se com uma tristezinha? Seja por algo que está dominando os seus sentimentos ou o seu estado de humor geral? Não importa. Combata isso! Forma fácil e rápida de aumentar a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, e geralmente diminuído em pessoas com depressão: coma Abacate!

Esta poderosa fruta é uma fonte riquíssima de Vitamina B6 e ácido fólico, precursores da serotonina. Mas veja o que mais o abacate pode fazer por você:

1- Abacate tem em média 11 gramas de fibra, quase a metade recomendada para ingestão diária em um adulto;

2 - Contém os 18 aminoácidos essenciais ao corpo humano para formar uma proteína completa, sendo uma das melhores fontes proteicas para vegetarianos, veganos e adeptos da rawfood.

3 - Fonte de Glutationa, a mais importante enzima antioxidante, combatendo processos acelerados de envelhecimento, inflamações e degenerações.

4 - Baixa carga glicêmica, sendo um aliado importante não somente em dietas para hipertrofia muscular como para emagrecimento.

Ideal para consumo: a partir de 2 colheres (de sopa) de abacate, sendo que quanto mais frequente esta ingestão, melhor é para o organismo.

Horários: café da manhã; lanches; antes de dormir (auxilia também a formação de melatonina, hormônio responsável pelo sono) e como pré treino.

Uma das minhas formas prediletas de consumir abacate:com azeite extravirgem, pimenta-do-reino, limão e aceto balsâmico! Mistura deliciosa de sabores com propriedades alcalinas e termogênicas, excelente opção de lanche da tarde muito prático e fácil! O abacate além de fonte de ômega-3, que tem propriedades anti-inflamatórias (lembre: gordura = inflamação ), age ajudando a acelerar o metabolismo e ganhar massa magra, pois esta gordura é precursora de hormônios sexuais, como a testosterona.

Fiz um post no Instagram com uma sugestão health para um happy hour ou aperitivos para receber a família e amigos e prometi a receita do maravilhoso patê de abacate! As quantidades foram de "olho" e isto dependerá de quantas pessoas serão servidas, mas o importante aqui é o sabor e os nutrientes que o compõem:

- Avocado (ou abacate mesmo)

- Tofu orgânico: é ele que dá a liga para o patê, e por não ter muito sabor, vai bem em qualquer combinação, além de ser uma excelente fonte de proteína;

- Cenoura

- Couve: garantido também sem alterar o sabor, a maior quantidade de nutrientes para o corpo. Melhor fonte de cálcio bio disponível (ótimo para mulheres na menopausa e praticantes de atividade física);

- Pimenta-do-reino: termogênica

Limão espremido

Manjericão: detoxificante, e deixa um gostinho de molho pesto ;

- Pistache: mas pode ser qualquer castanha

- Sal à gosto

Tudo isso batido junto no liquidificador (ou processador) para uma pasta homogênea. Se vai prepará-lo perto da hora de servir, o segredo é bater com bastante gelo junto, pois além da refrescância, ainda dá uma textura aerada e leve. Este patê pode ser usado também nos lanches acompanhado de legumes, de atum, de ovos ou no recheio da tapioca, formando uma combinação perfeita para o ganho de massa muscular devido à grande quantidade de gordura do bem e proteínas!

 

Dra Thaisa Albanesi Santos

Dra Thaisa Albanesi Santos

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine, e colaboradora da Federação Brasileira de Fisioculturismo - IFBB, responsável pelo Wellness and Health Center, no Buddha Spa Ibirapuera.

Instagram: @DraThaisa

Facebook: DraThaisa Albanesi

 

 

Imagem: cc Flikr/Jeannie Fletcher


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