A Importância do exercício na gravidez e pós-parto

Importância do exercício para fortalecimento e prevenção de lesões na gravidez e pós-parto

 

As mudanças que ocorrem na gravidez colocam o corpo da mulher em grande sensibilidade de instabilidade.

Essa instabilidade acontece por causa das ações hormonais nas articulações e também pela mudanças postural que muda o centro de gravidade da mulher.

É muito importante entender que a gravidez não é o momento de malabarismos com os exercícios. Todo cuidado é pouco!!

Sabe-se que os exercícios físicos são saudáveis e muito importante na gravidez, mas é muito arriscado colocar uma gestante num exercício em risco de queda!

Exemplos de exercícios que oferecem risco de queda e lesão:

  • gestantes ajoelhadas em bola de fit ball,
  • gestantes realizando treinamento funcional com grande instabilidade e nível de dificuldade elevado,
  • gestantes fazendo poses de yoga
  • e nem mesmo o famoso pilates (que na verdade é mais uma adaptação do que pilates mesmo), etc.

Tenho visto muitos exercícios que não são adequados e forçam articulações e até mesmo a coluna e a barriga.

Todos exercícios desnecessários!

Procure um programa especializado! Mas porque estou dizendo tudo isso?

É porque na gravidez há um grande aumento do risco de queda.

É muito comum, por conta da modificação do centro de gravidade, a gestante viver tropeçando ou caindo.

Dificilmente, esse tipo de evento acarretará traumas para o bebê.

Mas, a placenta é a parte mais vulnerável da gestação, principalmente nos últimos três meses de gravidez.

Traumas mais intensos podem proporcionar descolamento da placenta, ocasionando sangramentos e contrações, além de risco pra o bebê.

Além disso, contusões e entorses na mamãe podem acontecer após quedas.

Seguem então algumas dicas:

– Atenção ao andar na cozinha ou no banheiro - pisos lisos e escorregadios. São as áreas da casa frequentemente molhadas;
– Use sapatos baixos, eles garantem melhor equilíbrio;
– Não suba em bancos ou escadas para pegar coisas no armário ou prateleiras;
– Controle seu peso. Isso ajuda a manter um melhor equilíbrio.


***Após qualquer tipo de acidente, entre em contato com o médico ou vá imediatamente a emergência.

Cuidando de tudo isso, tenha um bom treino!!!


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