Trabalho voluntário pode estimular o seu bem-estar

A foto mostra 6 moças, deitadas no chão, com os braços cruzados na frente do corpo, dando a mão umas para as outras. Elas formam um círculo. Isso para mostrar que o trabalho voluntariado traz amor e bem-estar

Fazer o bem e doar o seu tempo para se dedicar aos outros que precisam deste carinho traz uma sensação muito agradável e aquece o coração. Mas, o voluntariado não ajuda somente os outros. Ele também pode beneficiar a sua saúde. Um estudo de referência de Allen Luks, em 1988, que entrevistou mais de 3.000 pessoas sobre os benefícios emocionais e físicos para a saúde ao ajudar os outros, descobriu que 95% de todos os voluntários relataram uma sensação de bem-estar e redução dos níveis de estresse.

A maioria dos voluntários também experimentam aumento das sensações de autoestima, calma e relaxamento. E quanto mais você ajuda, maiores serão os benefícios para a saúde. Voluntários semanais são 10 vezes mais propensos a relatar melhorias específicas de saúde, (tais como dor amenizada ou menos resfriados), do que aqueles que se voluntariaram com menos freqüência.

Uma enorme quantidade de pesquisas recentes está trazendo mais luz sobre os benefícios surpreendentes. A ciência agora mostra que os grandes líderes e filósofos já sabiam há anos:
“Uma das grandes ironias da vida é esta: ele ou ela, que serve, quase sempre se beneficia mais do que ele ou ela que é servido.” – Gordon Hinkle

Veja cinco benefícios surpreendentes de voluntariado:

1. O tempo de voluntariado faz você se sentir como se tivesse mais tempo. Cassie Mogilner, professora da Wharton escreveu na Harvard Business Review sua pesquisa que relata que aqueles que doam seu tempo sentem que têm mais tempo. Isso é

2. As suas habilidades no voluntariado ajudam a desenvolver novas habilidades, já que é uma excelente oportunidade para desenvolver talentos que poderão ajudá-lo a chegar à frente na sua carreira. O desenvolvimento de competências em áreas técnicas e de liderança é a principal razão das empresas investirem em programas internacionais baseadas em habilidades de voluntariado.

4. A experiência no voluntariado ajuda a construir a sua própria experiência. Vemos isso com profissionais altamente qualificados, como banqueiros de investimento e consultores de negócios. Além disso, o voluntariado pode trazer conhecimento para ajudá-lo a mudar de campo. E se você quiser mover-se do mundo corporativo para o setor sem fins lucrativos, o voluntariado pode ajudar primeiro compovar o seu compromisso.

5. Voluntariado faz você sentir mais amor. É certo que o amor é uma coisa difícil de medir. Mas quando os pesquisadores da London School of Economics examinaram a relação entre o voluntariado e as medidas de felicidade, eles constataram que quanto mais as pessoas se oferecem, mais felizes elas estão. Voluntariado constrói empatia, fortalece os laços sociais e faz você sorrir.

“O serviço aos outros é a renda que tu pagas pelo teu quarto aqui na terra” – Muhammad Ali

Por BCires Fonte parcial: www.forbes.com/surprising-benefits-of-volunteering

1 Comentários
Lídia Ribeiro

Acho muito importante o trabalho voluntário amo fazer

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta