Tai Chi Chuan Interior – a arte do equilíbrio

Os movimentos e exercícios suaves, lentos e circulares do Tai Chi Chuan consistem numa série de movimentos vagarosos e contínuos, relaxando e desenvolvendo o corpo todo. O objetivo da sequência cuidadosamente estruturada de movimentos é desenvolver a força interna, a resistência e a flexibilidade. Tai Chi é um programa integral de saúde, reduzindo o estresse e suavemente construindo força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação, pela sua dança de gestos que levam à quietude da mente, sendo por isso benéfico e indicado para proporcionar leveza e flexibilidade física e mental (pelo controle da impaciência ao realizar os movimentos de forma suave e lenta)…

Estava em um hotel, junto ao mar, acordei. E preguiçosamente olhei pela janela, quando percebi vultos brancos, com uma dança suave e contínua, que deslizavam sobre as areias da praia, como que magnetizada e de forma contagiante. Segui aqueles movimentos ondulantes, em diferente sintonia com as ondas do mar, que quebravam sobre a mesma areia, de forma brusca e estridente, vindo algumas vezes como se tentassem interromper aquele equilíbrio, com sua espuma e repuxe, pressionando a areia úmida sobre os pés. Olhei apreensiva, mas foi somente minha a preocupação, impassíveis e cada vez mais centrados em sua quietude interior, onde a força da natureza externa não consegue penetrar, quando se está trilhando o caminho interno do coração. Nesse dia, através daquela visão, aprendi a reconhecer a arte do equilíbrio do Tai Chi Chuan.

Existe um Tai Chi Chuan interior? Este sempre foi meu questionamento, por dificuldades pessoais de executar a sua prática com a disciplina que ela requer, por isso sempre me questionei: existe uma forma de executar uma forma de Tai Chi Chuan mais livre? Onde o corpo vai encadeando os movimentos, semelhantes ao Tai Chi, na leveza e continuidade, na lentidão e sincronicidade sem perder o “Contínuo Fluir”? “É deixando ir que se recebe…” Seriam movimentos conectados aos fluir com os movimentos cósmicos, únicos, como as ondas do mar, que nunca se repetem, sempre diferentes, mas têm a leveza, energia própria e encadeiam-se umas às outras, num constante fluir guiados pelo poder do Infinito, proporcionando a Paz Interior, pelo equilíbrio dos movimentos livres das expressões exteriores.

Em cada gesto esboçado, seja Yoga, no Tai Chi ou em quietude da meditação, incorpora-se o poder do corpo no espaço transforma-se numa dança de elegância sui generis, e, assim, neste movimento de fluir cósmico, completa-se com a magia da serenidade, entrando-se em contato com a Sabedoria Milenar, através da terapia Cósmica, que só é possível quando se harmoniza mente, corpo e espírito, levando a uma viagem no tempo e no espaço, sem tempo e espaço, apenas guiados pela energia do Amor que é o poder da Força Vital.

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

Reprodução proibida

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . .

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta