Qualidade de vida, Você tem?

Nunca se falou tanto em qualidade de vida. Quem não quer uma vida plenamente feliz com muita saúde, bem-estar e felicidade? Mas se Você tiver que analisar seriamente como andam os aspectos que te levam a uma melhor condição de vida, saberia por onde começar?

Em primeiro lugar é preciso entender o que é qualidade de vida.

Conforme o site Healthy People, “qualidade de vida é um conceito multidimensional que inclui os domínios relacionados com o funcionamento físico, mental, emocional e social.”

Qualidade de vida é o produto da interação entre condições sociais, de saúde, econômicos e ambientais que afetam o desenvolvimento humano e social.” (Ontario Conselho Desenvolvimento Social de 1997).

Portanto, medir a sua qualidade de vida ou de uma cidade ou de um país vai muito além da questões que envolvem somente saúde ou expectativa de vida.

Complicado, não é? Mas um dos conceitos que mais influenciam positivamente está ligado ao nível de bem-estar, relacionado aos aspectos positivos da vida de uma pessoa, tais como emoções positivas e satisfação. Assim, quanto mais Você trabalha para que os diversos aspectos de sua vida sejam bons e equilibrados no sentido de trazer satisfação momentânea ou prolongada, quanto mais Você investir na sua saúde e bem-estar, quanto mais trabalhar sua espiritualidade, mais se aproximará dos melhores resultados. Tudo começa dentro de Você mesmo, nas suas decisões, atitudes e análises diante da vida e nos relacionamentos.

Como posso melhorar minha qualidade de vida?

Que tal começar a praticar os bons hábitos? Melhorar sua dieta, praticar exercícios físicos, inserir lazer e atividades que trazem alegria para seus finais de semana, interagir com família e com amigos. Manter o otimismo, focando sempre o lado positivo dos fatos. Equilibrar seus objetivos buscando estar realizado no seu trabalho para que ele signifique um prazer e não uma obrigação. Afaste-se de pessoas que não te fazem bem ou que emitem energia negativa. Abra todos os canais da boa energia fluindo positivamente em todos os aspectos da sua sua vida e descarte ou transforme aquilo que não te faz bem. Este é o melhor caminho para atingir uma melhor qualidade de vida.

Você está brincando…

Não mesmo! É claro que é muito difícil encontrar um perfeito equilíbrio na vida. Ninguém disse que é moleza. A vida por si só já é um grande desafio. Mas Você pode, sim, melhorar e fazer com que ela vá recebendo ajustes em pequenos movimentos, passo a passo, gerando mais felicidade interna e projetando esta energia aos outros através de gentileza, educação e muitos, muitos sorrisos. Aquilo que Você semeia é aquilo que Você colhe.

Portanto, pode ser que Você não consiga definir completamente qual é o nível de qualidade de vida atual, mas certamente pode sair ganhando se decidir viver a vida plenamente, dia a dia, em todos os aspectos, direcionando de forma persistente e objetiva no nível positivo de satisfação e felicidade.

Comece já! Seja sempre muito feliz.

Por: BCires

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta