Hipertensão: informe-se e cuide-se!

desenho de um coração medindo a pressão

Cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão. Metade nem desconfia que tenha o problema, nem tem conhecimento que a pressão alta constante afeta o coração, os rins e até a retina dos olhos. A hipertensão, quando não controlada, é a doença que mais mata no país. Ela pode levar ao infarto, a derrames, à insuficiência cardíaca (aumento do coração) e à angina (dor no peito). Fazer visitas regulares a um médico para verificar as quantas andam a pressão é o primeiro passo na direção da prevenção e do cuidado com o corpo. Quando o problema é diagnosticado, os médicos aconselham uma série de mudança na rotina dos hipertensos, principalmente nos hábitos alimentares e de controle do estresse.

O diagnóstico não indica que é o fim da vida, avisam os autores do livro Comida que cuida 3 ? Receitas e Histórias para Você fazer as Pazes com o seu Coração, da Sanofi Aventis. Serão necessários ajustes, claro, mas o mais importante é ter consciência do que deve ser mudado e combater a preguiça, ensinam os autores. Para eles, o melhor é ir mudando com calma, além de abrir os ouvidos e o coração para as novidades. Ler o livro pode ser um bom começo para essa mudança nos hábitos do dia-a-dia. Você pode baixar gratuitamente o material pelo endereço eletrônico: www.sanofi-aventis.com.br

O texto é gostoso, informativo e de alto-astral. Traz dicas importantes sobre como deve ser a dieta, cuidados com o corpo (sabia que um bom banho quente dilata os vasos e faz a pressão baixar?) e com a mente, entrevistas e depoimentos e até orientação de como fazer uma horta em casa. Há ainda deliciosas receitas elaboradas pela chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota, de São Paulo. O livro faz parte da série Comida que Cuida, com outros dois livros que também podem ser adquiridos gratuitamente pelo mesmo site. Todos passaram por uma revisão este ano e têm novos capítulos e receitas.

Cuide-se!

 Por: Patricia Cerqueira

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta