Contar calorias? Não garante a perda de peso

Vamos entender o porquê das calorias não significarem nada para o nosso corpo!

Muitos ainda se “apegam” erroneamente à ideia de que engordamos ou emagrecemos pelas calorias que ingerimos. Isto na realidade pouco importa para o nosso corpo. O que faz com que ganhemos peso ou temos dificuldade em eliminá-lo é a combinação dos alimentos.

Existem diversos alimentos estudados e cientificamente comprovados hoje que são considerados disruptores endócrinos, ou seja, ao ingerirmos-os, independente de serem na versão light ou original, o nosso metabolismo imediatamente se lentifica devido ao processo inflamatório que eles causam, impedindo a absorção correta dos nutrientes e a eliminação dos excessos que não são necessários (ex: excesso de gordura).

Alguns destes alimentos tem sido bem estudados e (ainda bem) cada vez mais divulgados. Dentre os principais estão o glúten e o leite e derivados.Muito mais do que uma “tendência” ou “mais uma dieta do momento”, são substâncias inflamatórias cientificamente comprovadas, uma vez que mesmo não sendo intolerante a estes alimentos, ninguém consegue digeri-los por serem proteínas muito grandes que nosso corpo não tem enzimas para tal.

Depois irei falar especificamente do processo que ocorre com cada um destes alimentos, mas por hora, o importante é entender que ao incluí-los em sua refeição, não importa se a “contagem de calorias” ali é baixa, pois automaticamente o metabolismo irá diminuir o seu funcionamento por não conseguir digerir tais alimentos e ter que direcionar seus esforços para eliminá-las do corpo. Por isto, quando falamos em Detox hoje em dia, é para ajudarmos nosso corpo não somente se libertar das toxinas a que somos continuamente expostos mas também para equilibrá-lo pelos Disruptores Endócrinos que colocamos para dentro, sem as vezes nem imaginar o mal que estão causando ao nosso corpo.

Vale a pena pensarmos e fazermos as escolhas certas!

Responsável pelo Wellness and Health Center do Buddha Spa Ibirapuera

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine…

 

 

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta