Como o estresse elevado gera doenças

O desequilíbrio traz consequências na saúde

Estresse gera doenças

Hipócrates dizia que não bastava orar pela saúde, mas que precisávamos usar o raciocínio e a observação e pesquisar a origem da doença, pois, segundo ele, toda enfermidade tem uma causa natural e portanto esta pode ser eliminada. Dizia ainda que as condições climáticas ou determinados estilos de vida podem "moldar" o caráter e a personalidade dos indivíduos.

Atualmente é exatamente o que se vê: doenças geradas por todo tipo de pressão, sendo desencadeado o chamado estresse. Tanto níveis crônicos quanto agudos contribuem para níveis elevados de cortisol ( hormônio do estresse) e níveis elevados estão associados a várias doenças como infecções respiratórias, esclerose múltipla, doenças do aparelho gastrointestinal (como Síndrome do Intestino Irritável). Outras correlações:

Estresse e câncer:

Uma matéria na revista Lancet Oncology , de acordo com os autores, o estresse e a depressão resultam numa diminuição do sistema imune podendo promover a iniciação e progressão de alguns tipos de câncer.

Estresse e coração:

Pesquisadores da Clínica Mayo observaram que os pacientes com mais altos níveis de estresse tinham maior taxa de reinternação e recorrências de doenças do coração , concluindo que o estresse crônico é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Estresse e o Alzheimer:

Altos níveis de cortisol podem promover degeneração e morte dos neurônios, juntamente com a diminuição da memória em idosos e desenvolvimento do Alzheimer.

Estresse e a obesidade:

Foi observada em um estudo a relação entre elevação do estresse, níveis de cortisol e obesidade central.

Observamos assim a íntima relação entre o estresse, cortisol e a saúde. Porém, modulando os níveis de cortisol, podemos tentar minimizar o efeito deletério deste na geração de doenças. E esta é a nossa prática clínica na medicina.

 

Dra Thaisa Albanesi Santos

Dra Thaisa Albanesi Santos

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine, e colaboradora da Federação Brasileira de Fisioculturismo - IFBB, responsável pelo Wellness and Health Center, no Buddha Spa Ibirapuera.

Instagram: @DraThaisa

Facebook: DraThaisa Albanesi

 


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!