Chulé – como tratar este problema?

Chulé é o nome popular dado  a bromidrose quando acontece nos pés. Todo mundo está familiarizado com este transtorno. A maioria de nós tem um amigo ou parente que tem vergonha de tirar os sapatos ou tênis em público por causa do mau cheiro que seus pés exalam. E mesmo a pessoa mais limpa e perfumada pode apresentar este desagradável problema. O que acontece?

Por que os pés têm um forte odor que o resto do corpo que não tem?

A principal causa responsável pelo cheiro dos pés é suor. Com mais de 250.000 glândulas sudoríparas em cada um,  os pés estão entre as partes do corpo que mais transpiram. Em um dia, cada pé pode produzir mais de um litro de suor! O suor é basicamente apenas sal água e não têm um cheiro próprio. O cheiro é causado por bactérias que estão na nossa pele e que se alimentam do suor e excretam resíduos que têm um forte odor. É perfeitamente normal ter bactérias na pele. Mas o suor nos pés atrai bactérias que encontram alimento e condições propícias para se manterem.

Claro que nós suamos pelo corpo todo – por exemplo, as nossas mãos têm um número comparável de glândulas sudoríparas e a maior parte do resto do nosso corpo não cheira de forma acentuada (exceto nas axilas). Então, o que é diferente nos nossos pés? A resposta está nas meias e calçados. Os pés eliminam o suor que não seca e fica impregnado nas meias. As bactérias encontram um lugar escuro e úmido e é tudo que elas mais precisam! Então, quando você tira os sapatos, o cheiro que exala é resultado da excreção das bactérias que estão contidas em seus pés e em suas meias e sapatos.

Qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, está suscetível a ter chulé. Os adolescentes, porém, sofrem mais, pois os hormônios aumentam a transpiração nos pés. A transpiração é uma das muitas qualidades fisiológicas variáveis dos seres humanos. Há também meias e sapatos que podem acentuar ainda mais o problema. Por isso às vezes os pés cheiram muito pior  em alguma pessoas ou em alguns momentos.

Como o odor do pé é causado por bactérias que digerem o suor, existem duas principais formas para fugir deste problema:

– diminuir a quantidade de bactérias em seus pés
– diminuir a quantidade de suor que se acumula em seus pés e nos sapatos

Reduzir o nível de bactérias realmente é uma questão de limpeza. Para controlar a população de bactérias em seus pés, você deve:

– lavar seus pés com um sabonete antibacteriano
– usar sempre meias limpas

– não usar o mesmo sapato todos os dias. Alternar e esperar 24 horas ou mais para usar o mesmo calçado outra vez

Como reduzir a quantidade de suor que se acumula nos sapatos?

– optar por sapatos bem ventilados em vez de sapatos muito fechados, como botas. – sempre usar meias de preferência feitas de algodão ou  materiais absorventes que possam absorver uma grande parte do suor, evitando que as bactérias se alimentem

– trocar suas meias algumas vezes por dia – usar palmilhas anti-suor
– aplicar um antitranspirante para os pés

Se o cheiro ruim ficou impregnado no seu tênis, você pode tentar esta dica:

Como tirar o cheiro de chulé do tênis?

Limpe o interior do tênis da melhor forma possível com água e sabão. Depois que estiver completamente seco, coloque em um saco plástico e insira dentro do congelador durante a noite toda. Isso ajudará a matar as bactérias e fungos. No dia seguinte, retire-os e deixe que voltem à temperatura ambiente. Em seguida, utilize um spray com um deste produtos: vinagre, vinagre de cidra, álcool ou vodca. Tente cobrir todo o interior do tênis. Quando for utilizá-lo, procure passar em seus pés um talco ou produto específico para este problema e siga também as outras recomendações já citadas.

Receita Caseira de Talco para os pés

1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de bicarbonato de sódio
Óleo essencial de hortelã (cerca de 12-14 gotas)

Misture bem os ingredientes e reserve durante a noite para secar completamente. Se existirem caroços na mistura,  você pode peneirar. Armazene em um recipiente hermético e use sempre que necessário.

Com todas estas informações e dicas, vamos tentar espantar as bactérias e manter os pés sempre perfumados!

Texto editado. Publicação original de julho/2012 – por BCires – Fontes: tipnut.com / wikipedia.org / health.discovery.com   Crédito imagem inferior: Photl.com/Studio Cl Art

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta