As cores influenciam o humor

Os cientistas têm estudado o efeito da cor sobre o nosso humor, saúde e forma de pensar por muitos anos. Nossa preferência por uma cor pode ter relação com o que ela nos faz sentir. A luz é absorvida pelo olho e convertida em outra forma de energia, o que nos permite ver a cor. Esta energia afeta e é sentida até mesmo por pessoas sem visão. A energia da luz estimula as glândulas hipófise e pineal, que regulam os hormônios e outros sistemas fisiológicos no corpo.

Sabemos que o vermelho estimula, excita e aquece o corpo, aumenta a frequência cardíaca, a atividade de ondas cerebrais e da respiração. As mães, para estimular o cérebro dos bebês, podem balançar bolas vermelhas brilhantes sobre eles. Por outro lado, quando uma pessoa sofre de pressão arterial elevada, hipertensão ou má coordenação, nunca se deve decorar seu quarto com a cor vermelha.

O rosa tem um efeito calmante. Efeito tranquilizante, bom para entradas nas prisões, salas de hospitais e centros de drogas.

Amarelo é um estimulador de memória. Um toque de amarelo em todos os quartos pode ajudar a lembrar onde deixou as chaves ou os óculos. Amarelo também aumenta a pressão arterial e da frequência do pulso, mas não tanto quanto o vermelho faz.

Verde nos lembra da primavera e, portanto, novos começos. Ele traz sentimentos de antecipação calma e esperança, e que tem um efeito calmante e relaxante sobre o corpo, bem como a mente. Grande parceira da dieta! O verde pode ajudar a controlar a ansiedade associada com a disciplina de controlar o impulso de comer demais.

O azul é outra cor relaxante. Os bons sonhos podem chegar, resultado de um quarto decorado ou pintado em tons de azul. Ele tem um efeito calmante sobre o corpo, reduz a pressão arterial, frequência cardíaca e respiração, e em clima quente e úmido, o azul tem um efeito de resfriamento. Um estudo mostra que pintar as salas de aula na cor azul pode ser uma coisa boa. Crianças propensas a acessos de raiva e comportamento agressivo tornaram-se mais calmas depois de estar em uma sala de aula pintada de azul. Tanto crianças cegas como as com visão reagiram da mesma forma quando colocadas num ambiente azul.

Esta é uma pequena amostra da influência das cores no humor. Use a energia das cores sempre adequadas e obtenha ótimos resultados.

Texto de set/12 editado. Fonte parcial Psych Digest por Rosemary Sadez Friedmann, designer de interiores em Naples, Flórida e autora do livro “Mystery of Color”.

Imagem>Flickr/Plage Vinillos e decoracion

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta