Água e ar – riquezas de energia vital

Com absoluta certeza a vida depende destes dois elementos. A grande diversidade de seres vivos do nosso Planeta apresenta uma característica comum: todos possuem grande quantidade de água na composição de seus corpos. Cerca de 70% do corpo humano é composto pela água, com encanamentos grandes e pequenos correndo em todas as direções. A água faz parte da formação da seiva, do sangue e do líquido celular. É nas células que ocorrem diversas reações químicas que fornecem energia para os processos e atividades vitais do organismo, como a respiração, nutrição, a fotossíntese, a excreção. Todos os órgãos do corpo humano se lavam, se banham e vivem no fluido e sem este suprimento não podem desempenhar suas funções. O caminho para suprir o corpo com a água é através da alimentação e pelos líquidos ingeridos.

A água e o ar são elementos básicos para a vida. Os Yogues Hindus consideram a água como um remédio da natureza. Pela teoria oriental, além dos benefícios físicos, existem também os resultados terapêuticos vindos do conhecimento da existência de uma energia vital que penetra em todas as coisas. Segundo os Yogues, essa energia encontra-se na atmosfera, no ar e é uma energia psicofísica vibrante, uma força vital que está presente em todos os seres. A água é condutora dessa energia. Correntes de água pura que passam pelo ar estão repletas de energia vital.

Os Yogues denominam essa energia de “Prana“. É a mesma energia conhecida por “Chi” pelos chineses, “Ki” pelos japoneses e “Mana” pelos havaianos. Prana é uma palavra sânscrita que vem do prefixo “Pra” e do radical “An” e quer dizer Respirar. Em contextos seculares, Prana significa Ar. Mas, nas escrituras sagradas do hinduísmo, Prana significa a Força Vital Universal.

Este princípio vital existe em todas as formas de matéria, mas não é matéria. Está no ar, mas não é ar e nenhum de seus agentes químicos. É absorvido pelo organismo juntamente com o oxigênio e não é oxigênio. O Prana está no ar atmosférico, está em todas as coisas. Faz com que a Terra gire em torno do Sol, e que a Luz orbite ao redor da Terra. O Prana movimenta o ar, a água, os nervos, as células e as marés oceânicas.

Prana é fonte de toda energia no Universo – são os átomos de Luz que existem no Universo. Sem ele a vida na Terra não é possível, pois é o Prana que movimenta a Luz no Planeta.

O ar está repleto de Prana e é absorvido pelo corpo através da respiração e enviado para todas as células pelo sistema circulatório. Pela respiração comum, absorve-se uma quantidade normal de Prana, mas por meio de uma respiração mais calma e profunda pode-se extrair uma quantidade maior de energia vital, que vai se concentrar no cérebro e centros nervosos para se utilizar quando necessário. Os Yogues sabem que, praticando certos exercícios respiratórios, podem acumular e armazenar Prana e adquirir muito mais vitalidade e força.

Respirar é viver. Observe a respiração fluindo uniforme, como uma onda no mar, que desliza naturalmente. Inspire e expire durante alguns minutos, observando que ao inspirar a barriga se distende, e ao expirar, a barriga se contrai. Um jeito simples de tornar a respiração mais profunda e mais prolongada. Um momento de contemplação do ato de respirar com a consciência de estar em conexão com a Força Vital Universal que está presente em tudo.

Em sintonia com o melhor sempre!!!

NAMASTÊ!!!


www.criaryoga.blogspot.com  

Instrutora de Yoga há mais de 20 anos com formação na Escola Aruna; Pós-graduação em Yoga pela UNIFMU. . .

 

 

 

 

Imagens: cc Flickr por Eddi van W. / cc Glen Edelson


 

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta