A lenda da Flor de Lótus e seus ensinamentos

Em sua essência, a pureza da criação e da perfeição que o homem pode um dia alcançar

lenda Flor de Lotus

Essa flor me fascina e há tempos achei a lenda dela na internet e resolvi compartilhar, vez que ela realmente é fascinante em sua composição e natureza.

Como Terapeuta de Florais de Bach adoro observar os sentimentos que as flores produzem em mim, pois a essência dos florais nasceu da singela observação de Edward Bach, e como a flor de lótus sentia uma identificação misteriosa.

A flor de lótus é um lírio d’água, cujas raízes ficam no meio da lama e lodo de lagoas e lagos. Durante a noite, as pétalas da flor se fecham e a flor fica mergulhada e reclusa na água. Antes de amanhecer, ela ressurge das profundezas novamente para a superfície, quando abre todas as suas pétalas. A dualidade da luz e da sombra é o que essa flor vive diariamente quando escurece e quando o sol nasce. Ela sabe que tem que mergulhar nas trevas, no inconsciente, no lado sombra e no âmago, para só então renascer resplandecente durante o dia, a luz da consciência.

Eis a lenda contada na Índia para confirmar o fascínio e o aprendizado.

Um lindo dia, reuniram-se para uma conversa, à beira de um lago de águas tranquilas, cercado por belas árvores e coloridas flores, quatro lendários irmãos. Eram eles o Fogo, a Terra, a Água e o Ar.

Como eram raras as oportunidades de estarem todos juntos, comentavam como haviam se tornado presos a seus ofícios, com pouco tempo livre para encontros familiares. A Água lembrou aos irmãos que estavam cumprindo a lei divina, e este era um trabalho que deveria lhes trazer o maior dos prazeres. Assim, aproveitaram o momento para confraternizar e contar, uns aos outros, o que haviam construído – e destruído – durante o tempo em que não se viam.

Estavam todos muito contentes por servirem à criação e poderem dar sua contribuição à vida, trabalhando em belas e úteis formas. Então se lembraram de como o homem estava sendo ingrato. Construído ele próprio pelo esforço destes irmãos, não dava o devido valor à vida. Os irmãos chegaram a pensar em castigar o homem severamente, deixando de ajudá-lo. Mas, por fim, preferiram pensar em coisas boas e alegres.

Antes de se despedir, decidiram deixar uma recordação ao planeta deste encontro. Queriam criar algo que trouxesse em sua essência a contribuição de cada um dos elementos, combinados com harmonia e beleza. Sentados à beira do lago, vendo suas próprias imagens refletidas, cada um deu sua sugestão e muitas ideias foram trocadas. Até que um deles sugeriu que usassem o próprio lago como origem.

Que tal um ser vivo que surgisse da água e se crescesse em direção ao céu? Um vegetal, talvez? Decidiram-se, então, por uma planta que tivesse suas raízes rentes à terra, crescesse pela água e chegasse à plenitude do ar. Ofereceram, cada um, o seu próprio dom.

A Terra disse: “darei o melhor de mim para alimentar suas raízes.”

A Água foi a próxima: “Fornecerei a linfa que corre em meus seios, para trazer-lhe força para o crescimento de sua haste.

"E eu lhe cercarei com minhas melhores brisas, dando-lhe minha energia e atraindo sua flor”, disse o Ar.

Então o Fogo, para finalizar o projeto, escolheu o que de melhor tinha a oferecer: “ofereço o meu calor, através do sol, trazendo-lhe a beleza das cores e o impulso do desabrochar."

Juntos, puseram-se a trabalhar, detalhe a detalhe, na sua criação conjunta. Quando finalizaram sua obra, puderam se despedir em alegria, deixando sobre o lago a beleza da flor que se abria para o sol nascente. Assim, em vez de punir o ser humano, os quatro irmãos deixaram-lhe uma lembrança da pureza da criação e da perfeição que o homem pode um dia alcançar.

Simplesmente linda essa lenda que nos convida a atingir a pureza da expansão da consciência, a sublimação dos nossos instintos em algo maior que nós mesmos, seguindo o movimento de fechar e abrir, inspirar e expirar, encolher e expandir no movimento infinito da vida.


Adriana PerazelliPor: Adriana Perazelli  

Mestre em Reiki Tradicional e Tibetano

Advogada, Pós graduada em Marketing e Naturopatia. . .

criancasdasestrelas.blogspot.com.br

Cursos e informações: www.healingcoaching.com.br

Facebook: Adriana Perazelli - naturopatia e numerologia

 


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!