São Francisco Xavier, vamos?

mulher de bicicleta no caminho de São Francisco Xavier

Querendo um lugar cheio de charme pra passar o fim de semana?  Então, desfrute comigo!

Seguindo para São Francisco

Parti de moto da capital de São Paulo. Antes de chegar e São Xico passa-se pela cidade de Monteiro Lobato, parada obrigatória para fãs do Sitio do Pica Pau Amarelo. Lá você pode visitar o próprio sitio e no centro de Monteiro Lobato pode se encontrar objetos, bonecos e lembranças dos personagens. É tudo muito simpático e alegre. A Igreja Matriz situa-se no lugar mais alto do centro, chamando atenção e tornando a paisagem mais bonita.

Saindo de Monteiro, segui para viagem  mais 18 km na estrada estreita, sinuosa e com um lindo visual. Já na estrada da pra sentir o clima do interior, encontrando vacas, bois e cavalos por todo canto. A montanha de fundo já traz a sensação de sossego e aconchego.

Ao chegar a São Francisco Xavier, fui direto para a pousada Portal do Equilibrium. Fiz a escolha certa, senti-me no paraíso em cima das nuvens. Em meio às montanhas, extrema tranqüilidade com ótimas opções de lazer para aventureiros de todos os gostos. Comida deliciosa, linda paisagem, cachoeiras, esportes radicais, bem estar e hospedagem confortável. Tudo isso em um só lugar! Imagine tomar café da manhã vendo as nuvens abaixo de você? Já sentiu a sensação de estar no céu? Você pode se hospedar no Portal ou optar por passar o dia. Lá pratiquei tirolesa, rapel, andei a cavalo e caminhei em trilhas.

Desvendando o distrito

Escondido na Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier é ainda destino de poucos que vão para o campo. Muita gente desconhece o distrito que é tão fácil de chegar. Localiza-se a 155 km de São Paulo, 77 km de Campos do Jordão e 57 km de São José dos Campos.

O Distrito de São Francisco é considerado uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul que vincula o uso e ocupação do solo, ao bem estar da população e à preservação ambiental.

A vila está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km, por asfalto, de São José dos Campos e mantém ainda a característica de um pequeno povoado do interior. Inclusive com a manutenção de algumas tradições tais como, o artesanato típico da região além de suas festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.

Namorar, se aventurar, passear!

São Francisco Xavier, é uma boa opção para os amantes da natureza e também da aventura. São muitas montanhas com picos altos e visuais de encher os olhos, alem de muitas opções de esportes radicais.

Para quem procura apenas um lugar para descansar ou namorar o local também é bem atrativo.

Não foi fácil deixar São Xico, fiquei envolvida com todo seu clima. Peguei a estrada de volta com a alma leve, levando mudas de alecrim e manjericão para colocar um pouco mais de ?verde? na vida cinza e louca de São Paulo.

Vá conhecer São Xico, o lugar é garantia de diversão e relaxamento. Se der sorte ainda vai encontrar tucanos passeando por lá.

Até a próxima viagem.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta