Pelos no rosto – busque as causas e encontre a solução

Mulher se olhando no espelho


Entendendo os hormônios

O estrogênio é uma hormônio feminino responsável por características sexuais e físicas femininas que as diferenciam dos homens, tais como:

– a pele lisa, com menos pelos

– a silueta mais arredondad e com curvas femininas

– seios maiores e firmes

– quadris arredondados

– uma voz mas aguda e delicada

– cabelos mais grossos

Por outro lado, a progesterona e testosterona, também presentes no corpo de uma mulher, são considerados androgênios, que complementam ou equilibram os estrogênios. Todos os hormônios precisam estar em níveis corretos para que não surjam problemas no organismo. Alguns testes de sangue ou saliva podem determinar se eles estão presentes e   em quantidades adequadas.

DHEA hormonal e o consumo de cápsulas de hormônios

DHEA (desidroepiandrosterona) é um hormônio importante produzido pelas glândulas supra renais. O Dr. Wiliam Regelson, oncologista do Medical College of Virginiano, publicou em seu livro “Super-Hormônio: O Antídoto Natural contra o Envelhecimento” (Editora Record, 1998) que o DHEA é um antídoto natural contra o envelhecimento, capaz de rejuvenescer e gerar bem estar. Com este apelo, é normal que algumas mulheres consumam cápsulas deste hormônio, sem saber que a presença de níveis de DHEA acima do normal podem também resultar em pelos faciais em excesso. Então, se você estiver tomando hormônios por conta própria, converse com seu médico e faça os exames  necessários. Não é recomendável que uma pessoa tome DHEA ou outro suplemento hormonal sem primeiro fazer os exames para identificar os níveis presentes de hormônios no corpo.

Doenças também causam o crescimento anormal de pelos

Existem algumas doenças ou síndromes que podem causar crescimento de pelos em excesso em mulheres e uma delas é chamada de Doença dos Ovários Policísticos ou PCOD. Ele é caracterizada por excesso de pelos no rosto e no corpo, infertilidade, cistos nos ovários e glicose ou açúcar no sangue. Além disso, outros fatores, como o estresse podem estar envolvidos na questão e são importantes, pois a glândula adrenal pode estar envolvida.

Considerando todas estas informações, você entende que não é tão fácil assim chegar a solução definitiva sem antes verificar a causa real do surgimento dos pelos de forma irregular, sendo importante consultar o seu médico e realizar os exames necessários para verificar a origem do problema.

Nos casos hereditários ou enquanto não há uma definição médica sobre o assunto, você pode utilizar os métodos superficiais de depilação como ceras depilatórias e outros mais modernos como o laser, que prometem ótimos resultados, principalmente  ao longo do tempo, retardando o crescimento ou enfraquecendo os pelos.

Se você preferir métodos mais naturais, depois de ter feito os exames, também é possível procurar um médico naturopata para aconselhá-la quais ervas contém fitoestrogênios aplicáveis ??à sua situação, ou quaisquer ervas que podem ser capazes de diminuir os níveis de testosterona ou DHEA, se eles são elevados.

Concluindo, existem soluções sim, sejam elas provisórias ou definitivas. Mas, os males, assim como os pelos, merecem ser arrancados pela raiz. Portanto, identifique a causa em primeiro lugar para poder optar pela solução mais adequada. Muitas vezes isso evita ficar  só remediando.

Imagem Superior: Tetra imagens/Getty Imagens

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta