O poder da beleza nas gotas de Azeite de Oliva

Embora conhecido como um excelente óleo para temperar alimentos e muito benéfico à saúde, o azeite de oliva é uma preciosa matéria prima para ser usada na indústria cosmética. Foi, provavelmente, o primeiro óleo a ser utilizado com esta finalidade. Há cinco mil anos atrás, as mulheres do antigo Egito já utilizavam o azeite de oliva como produto de beleza, aproveitando suas propriedades emolientes. A sua mistura com outros óleos, essências e cinzas originaram os primeiros sabonetes.

O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E e é um poderoso antioxidante, tornando-o capaz de retardar o envelhecimento da pele. Possui alta concentração de ácido olêico e Squalene (o hidrocarbonato que forma uma película na pele que retém a umidade). Sua alta capacidade protetora atua na pele formando um filtro protetor que bloqueia os raios ultra violeta e também impede a formação de eritemas. Uma pesquisa japonesa comprovou que passar azeite de oliva sobre a pele após a exposição ao sol, reduz os riscos de câncer já que as suas vitaminas combatem os chamados radicais livres, moléculas instáveis criadas pela exposição à radiação ultravioleta que danifica as células.

Entrando como matéria básica em cosméticos dos mais variados, ele atua combatendo as rugas, hidratando e suavizando a pele seca, purificando, acalmando, fornecendo elasticidade e auxiliando a amolecer as impurezas antes de serem extraídas. Atua nos cabelos deixando-os com mais brilho e também em banhos relaxantes e em massagens.

O azeite de Oliva puro da melhor qualidade é tão eficaz que pode ser passado diretamente na pele do corpo quando ela apresenta escamas e ressecamento, bastando apenas algumas gotas. Misturado à polpa de um abacate amassado, podemos fazer uma máscara altamente hidratante e nutritiva, que pode ser aplicada por dez minutos no rosto que apresenta traços de pele seca. Basta imergir os dedos em uma pequena porção de azeite de oliva morno para lustrar as unhas, deixá-las com brilho, mais fortes e saudáveis, além de amaciar as cutículas. Com o azeite de oliva podemos criar muitas receitas caseiras para os fins mais variados. Além de práticas, elas são altamente eficientes e atendem profundamente às nossas necessidades.

O azeite de oliva guarda segredos infinitos de beleza e juventude. Gotas de uma arma moderna e poderosa, capaz de cuidar do nosso corpo e da nossa saúde.

CREME DE LIMPEZA

Indicado para a limpeza da pele, principalmente à noite

Ingredientes:

– 1 gema de ovo – 1 colher (de sopa) de vinagre maçã

– ½ colher (de chá) de açúcar – 8 colheres (de sopa) de azeite de oliva

Bata a gema do ovo, o vinagre e o açúcar até a mistura ficar homogênea. Adicione o azeite de oliva. Bata novamente até a mistura ficar cremosa. Envase e tampe. Para usar, passe uma pequena porção no rosto, retirando, em seguida, com a ajuda de uma algodão.

CONDICIONADOR PRÉ LAVAGEM

Indicado para amaciar e nutrir cabelos ressecados ou danificados por tinturas e alisamento.

Ingredientes:

– 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva

– 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã

– 1 gema de ovo

Bata bem todos os ingredientes. Espalhe no cabelo, iniciando pelas raízes dos fios, concentrando principalmente nas pontas e locais mais secos. Enrole a cabeça com uma toalha quente, e deixe agir por, no mínimo, meia hora. Após este período, lave e condicione os cabelos normalmente.

Até a próxima!

Imagem: Photl.com

Nota: as matérias e receitas são elaboradas e enviadas por nossos colaboradores e meramente informativas. Não subtituem o acompanhamento  e orientação individualizada de um profissional da área.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta