Os 6 passos para cuidar das suas unhas e cutículas

Mãos com as unhas dos dedos pintadas de esmalte vermelho

Faço minhas unhas desde os 13 anos e sempre fui fanática por esmaltes. Depois de muito sofrer com cortes e inflamações, resolvi me profissionalizar e entender melhor a arte de se ter unhas bonitas e saudáveis! Fiz cursos no Senac e em Portugal. E foi em terras lusas que aprendi a verdadeira origem das unhas perfeitas: nossas cutículas.

Se você ainda é adepta a retirada das cutículas com alicates, saiba que isso só prejudica cada vez mais a saúde das suas unhas e as faz crescer cada vez mais. As européias e Americanas baniram há tempos o velho hábito de retirar as cutículas.  E dá para ter unhas bonitas com cutícula? Claro que sim, e é isso que vim mostrar hoje para vocês.

Porque não tirar as cutículas?

As cutículas são a proteção natural que nossas unhas possuem. Tirando essa pele, nós estamos abrindo uma espécie de porta para todos os tipos de fungos, bactérias e vírus que podem causar vários tipos de doença. Esse perigo é ainda maior para quem frequenta salões, nunca sabemos se todos os instrumentos são esterilizados corretamente e isso é um grande problema. Além disso, o mau uso do alicate pode danificar a superfície das unhas, causar cortes, arranhões, ondulações e manchas brancas. E pense só no tempo que você vai economizar para fazer as unhas?

O que fazer para que elas fiquem bonitas?

O único método para que você não tire mais suas cutículas e conviva com elas harmoniosamente é a Hidratação. Apenas isso. Claro, que no começo será difícil olhar e ver aquelas peles grandes e incômodas e resistir em tirá-las, mas a partir do momento que você decidir abolir esse hábito, terá que ter apenas paciência e perseverança. O cuidado da hidratação pode ser feito com cremes específicos para cutículas e ceras hidratantes, temos diversas marcas no mercado que serão de grande valia no começo.

Passo-a-Passo da Manicure com Cutículas:

1- Lixe as unhas da maneira habitual. Passe um esfoliante nas mãos e lave-as bem.

2 – Passe o amolecedor de cutículas em toda unha, massageando e coloque os dedos em um potinho com água morna. Aguarde uns 4 minutos.

3 – Com uma espátula própria, empurre delicadamente sua cutícula para baixo, desenhando o contorno da unha. Atenção, esse processo tem que ser feito com delicadeza para não agredir a pele.

4 – Enxugue um dedo por vez. Atenção agora: Use um bom e afiado alicate APENAS para tirar as pelinhas que levantaram quando você empurrou com a espátula. Não é para sair arrancando tudo, muito menos a cutícula, só corte as pelinhas que levantaram. Repita o processo em todas as unhas.

5- Seque as mãos e finalize com um creme hidratante.

6 – Esmalte com a cor escolhida.

Essa é a manicure básica para você começar seu processo de não tirar as cutículas. Se você faz suas unhas sozinha, será mais fácil. Se for cliente de um salão, converse com sua manicure e comunique a ela sua decisão e explique como você quer que ela faça suas unhas.

O processo para as cutículas ficarem bonitas e saudáveis demora um pouco, vai depender muito do estado em que estão suas unhas e de que maneira você as cuida. Repetindo esse processo sempre e lembrando de hidratar suas cutículas todos os dias (no começo, recomendo três vezes ao dia), as pelinhas que levantam quando você passa a espátula tendem a desaparecer e não será mais necessário o uso de alicate. E quanto as cutículas, a intenção é que elas fiquem praticamente invisíveis. Esse processo varia em relação ao tempo de pessoa para pessoa. Minhas unhas demoraram uns 4 meses para entrar nos eixos, mas esse tempo pode variar de 2 meses a até 1 ano, a palavra-chave é paciência!

Dicas Úteis:

– Leve sempre com você seu hidratante de cutículas e tendo um tempinho não hesite em passá-lo.

– Nunca leve as mãos a boca, o ato de roer as unhas ou apenas o contato da saliva, resseca muito as cutículas.

– Durante o processo, quando você for esmaltar as unhas, é provável que as cutículas atrapalhem a limpeza das unhas na base. Se você acabou de fazer a manicure e já hidratou as mãos, basta esmaltá-las. Se você vai apenas esmaltar ou trocar o esmalte, lave e hidrata bem as mãos. Com a espátula, desenhe o contorno das unhas na base, empurrando a cutícula para ela permanecer afastada. O segredo é a pele estar hidratada e macia, para você conseguir um bom acabamento. Se ela estiver ressecada, fica difícil mesmo de fazer a limpeza. Mas atenção, depois que empurrar a pele com a espátula, limpe bem a superfície das unhas com um algodão embebido em removedor de esmalte. O creme na unha prejudica a fixação do esmalte!!

– Acetona nunca! Ela é uma das grandes vilãs do ressecamento. Escolha os removedores de esmaltes, sempre.

– Teste diversos produtos antes de decidir por um. Às vezes o que é bom para uma pessoa pode não ser para você. Faça testes, sempre!

Nota: Todos os cuidados para as cutículas das mãos servem para as dos pés. Com a vantagem que a dos pés ficam perfeitas mais rápido, pois crescem menos e dão menos trabalho!

Até!

thenailsmagazine.blogspot.com.br

Manicurista e Maquiadora formada pelo Senac São Paulo. Especializou-se em Portugal em Design de Unhas e Art Nails. É especialista em criar e personalizar desenhos nas unhas para sua clientela e está sempre em busca de novidades no mundo dos esmaltes e maquiagens.

Imagem superior:  Alexsandro Pereira

2 Comentários
Camila

Lendo em vários sites sobre manter a cutícula, este foi o primeiro q indicou empurrar para baixo. Quase todos indicam passar o palito contornando a unha e cortar os excessos. Mas a cutícula ficará coladinha na unha?

Gláurea Pereira de Freitas Rodrigues

ow..eu estou encantada..encontrei o que eu queria...não tirar mais cuticulas...achei que isso seria impossivel.....

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta