Como o estresse afeta a sua pele

É natural conviver níveis de estresse que oscilam e que geram mudanças físicas necessárias para enfrentar para uma determinada situação ou fase. Mas quando o estresse atinge um nível alto que se mantém constante na vida de uma pessoa, ele causa muito danos na saúde física e mental, provocando um efeito dominó que afeta outros pontos. O estresse cauda insônia, lapsos de memória, dor de cabeça, enxaqueca, indigestão, altera o humor, o sistema imunológico entre muitos outros efeitos tanto físicos como mentais que criam um desequilíbrio desencadeando mais e mais problemas que são interligados.

Bem, é natural entender que o estresse também pode afetar a sua pele. Entenda um pouco sobre os motivos.

Causa e efeito:

O estresse afeta a circulação sanguínea, (os vasos sanguíneos ficam contraídos com a produção de adrenalina) e a má circulação diminui o fornecimento de sangue para a pele, deixando-a seca e escamosa.

Como a respiração fica mais rápida e rasa, reduz a quantidade de oxigênio no organismo em geral e também na pele. Em um longo período de estresse, a pele vai ficando opaca, acinzentada.

O estresse elevado também pode agravar problemas já existentes de eczema, psoríase e erupções cutâneas, além de causar manchas. Os hormônios gerados no período de estresse elevado, sem que estes níveis voltem ao normal, produzem radicais livres e alteração no colágeno e as linhas de tensão (testa, olhos e boca) aumentam.

O resultado é visível no envelhecimento, olheiras e a beleza e vitalidade da pele são totalmente afetadas.

Claro que estamos falando de um estresse elevado, constante e não tratado e que o resultado é muito individual. Mas, vale o aviso para nunca deixar que o estresse atinja níveis incontroláveis. Buscar o equilíbrio do organismo e mantê-lo é imprescindível para evitar estes efeitos na pele.

Busque sempre controlar a sua tensão e ansiedade nos períodos complicados e mantenha a prática de bons hábitos sempre,  benéficos para a sua saúde em geral. Atividades físicas, yoga, meditação, lazer, horário de trabalho sem exagero, alimentação correta, e, lógico, nós não podemos deixar de indicar a massagem como sua forte aliada. Uma parceira que relaxa, elimina a tensão, produz hormônios positivos para a saúde.

Quer ficar com a sua pele mais bonita? Pode continuar com os tratamentos caseiros e em clínicas de estética. Mas cuide principalmente de base de tudo: sua saúde. Elimine o estresse excessivo da sua vida e confira os resultados no espelho!

Por BCires

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta