Cacau: no sabor e na beleza – um ótimo ingrediente!

Imagem de um cacau no pé

Algumas pessoas são verdadeiramente viciadas em chocolate. Os chamados chocólatras não conseguem passar um único dia sem saboreá-lo. Mas convenhamos, não é difícil compreender por que isso acontece.

As sementes de cacau, produto do qual é originado o chocolate, contém uma rica composição: lipídeos; glucídeos; alta concentração de minerais como o magnésio, cálcio, potássio e ferro; vitaminas (principalmente A); terpenos, alcaloides que lhe conferem um efeito estimulante e a feniletilamina, neurotransmissor também estimulante e antidepressivo, relacionado a paixão e ao amor. Então podemos concluir que, além de muito nutritivo, o chocolate pode gerar uma sensação agradável, influindo beneficamente no humor. Contudo, este benefício tem um alto preço: o seu alto valor calórico reflete diretamente na balança e o excesso de consumo pode resultar em alguns quilinhos a mais

A manteiga de cacau é um produto altamente emoliente e suas propriedades podem ser utilizadas em cosméticos hidratantes, antioxidantes, tonificantes, revitalizantes e regeneradores. Como pode ser facilmente encontrada em farmácias, vale a pena utilizá-la em receitas naturais. Esta aplicação garante resultados muito bons e, pelo menos, não influi na dieta!

Que tal aprendermos duas receitas caseiras que utilizam este componente? Anote.

Creme Corporal de Cacau

Este creme é muito rico em composição e foi especialmente elaborado para hidratar a pele após os banhos de sol ou depois de um banho morno, o que acelera sua penetração. Por ser pesado, não deve ser utilizado no rosto, principalmente no caso de peles oleosas.

Ingredientes:

– ¼ de xícara de manteiga de cacau

– 1 colher (sopa) de óleo de coco

– 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim

– 1 colher (sopa) de óleo de abacate

– 1 colher (sopa) de cera (de abelha)

Modo de fazer:

Coloque os ingredientes em um recipiente de vidro e leve ao fogo em banho-maria. Mexa lentamente com uma colher de pau até que a cera esteja completamente derretida. Guarde em um frasco com tampa e deixe esfriar. 

 

Batom Hidratante de Cacau

Protege seus lábios e pode ser usado sobre outros batons para dar mais brilho.

Ingredientes:

– ½ colher (chá) cera (de abelha)

1 colher (chá) de manteiga de cacau

1 colher (chá) de óleo de amêndoas


Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e, aqueça em banho-maria mexendo sempre até derreter. Jogue a misture dentro de um recipiente pequeno com tampa (que possa ser carregado na bolsa) e deixe esfriar. Aplique nos lábios com a ponta dos dedos ou com auxílio de um pincel de maquiagem.

Até a próxima!

 

 

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

 

 

 

 

 

Imagem 1: cc mahinui  / 2  Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta