Aloe Vera – Máscara para todos os cabelos

Aloe Vera é uma planta conhecida e utilizada há milhares de anos, sendo apelidada pelos egípcios  de “a planta da imortalidade” por suas propriedades. No Brasil, também é chamada de babosa. Tem folhas espessas, esguias e espinhosas que mais lembram um cacto, mas suas flores amarelas tubulares, que surgem anualmente na primavera, quebram um pouco o seu aspecto sóbrio.

A mucilagem encontrada dentro de suas folhas é muita rica em composição. Entre seus componentes encontramos minerais como o potássio, cobre, fósforo, ferro, manganês e sódio, enzimas, polissacarídeos, aminoácidos, saponinas  e uma grande variedade de vitaminas.

Suas propriedades medicinais já eram muito conhecidas desde os tempos mais remotos. Ela foi citada em hieróglifos egípcios, em passagens bíblicas e também utilizada por Alexandre Magno como sendo um paliativo para os ferimentos de guerra. Análises mais profundas realizadas recentemente revelaram que a Aloe Vera é realmente capaz de inibir a dor devido a seus componentes ativos e ao seu poder anti inflamatório. Além disso, suas ação querolítica permite a produção de novas células e a renovação dos tecidos.

Mas, falando em beleza, Cleópatra e Nefertite  utilizavam esta planta maravilhosa em seus tratamentos de rejuvenescimento. Mesmo sem os dados científicos de hoje, elas comprovaram o poder da Aloe Vera na manutenção da juventude e da beleza.

Encontramos esta planta, com facilidade,  nos tratamentos em Spas, pois além de todas as suas propriedades emolientes, desintoxicantes e regeneradora celular, ela contém uma molécula capaz de facilitar a penetração de outros nutrientes, devolvendo à pele seu aspecto sedoso e jovem.

A babosa é tão nutritiva que você pode aplicá-la nos cabelos sem misturar a outros ingredientes .  A receita de hoje é excelente para cabelos finos e ralos, mas pode ser utilizada por qualquer tipo de cabelo.

 

Máscara Capilar de Babosa

Ingredientes:

– 2 folhas de babosa
– 2 colheres (sopa) de flores de arnica
– 1/2 litro de água

Abra a folha de babosa no sentido longitudinal. Retire a massa interior – o mucilago – com auxílio de uma colher. Passe por uma peneira grossa. Espalhe nos cabelos, penteando da raiz até a pontas. Cubra com papel de alumínio e deixe por 20 minutos. Lave em seguida e enxágue com uma decocção* das flores de arnica na água já fria.

(*mergulhe as flores na água e leve ao fogo com a panela tampada, deixando  ferver por alguns minutos.)

Fácil, não é?  Resultado: cabelos mais saudáveis e com mais brilho.

Até a próxima!

 

 

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta