Acne e peles seborreicas - dica de receitas caseiras

Até mesmo o estresse é um fator que influencia o aparecimento da acne.

Espelho acne

 

A acne é muito comum, principalmente, entre os adolescentes, atingindo 80% das pessoas de 12 a 25 anos. Porém, ela aparece, também, em adultos de todas as idades, sendo mais frequente entre as mulheres, devido a desequilíbrios hormonais.

O estresse também é um fator que influencia no seu desenvolvimento. Pessoas com pele oleosa são mais propensas à acne, que ocorre a partir de um processo inflamatório, originando-se nos condutores. Este tipo de pele requer um tratamento e produtos que possam reduzir e equilibrar a oleosidade.

No caso dos adolescentes, as causas são devido, principalmente, às alterações no metabolismo e à alimentação irregular.

Até mesmo os cosméticos podem levar ao aparecimento da acne. No geral e conforme a proporção do problema, o tratamento é difícil em todos as idades e requer um acompanhamento correto. Muitas vezes, se não é tratada adequadamente, pode deixar marcas permanentes na pele, nada fáceis de retirar. Em geral a pele começa apresentando pontos pretos, que podem vir a se transformar em pápulas, pústulas ou até nódulos. Os quistos são a forma mais complexa da acne, o seu tratamento é muito mais trabalhoso e as marcas que ficam são mais aparentes.

A prevenção ainda é a melhor forma para reduzir a sua incidência. Por isso, mantenha uma dieta equilibrada e saudável; faça uma higiene completa da pele todos os dias pela manhã e à noite, antes de dormir e evite o estresse.

Veja alguns exemplos de como mantê-la sempre bonita e saudável, utilizando, por exemplo, o iogurte, um poderoso ingrediente no combate à acne. Ele contém lactobacilos, cujas enzimas agem na superfície da pele. É recomendável ingeri-lo na dieta alimentar e também utilizá-lo como cosmético, associado a outras substâncias:

 

Limpeza Caseira para Pele com Acne

Ingredientes:

- ½ copo de iogurte desnatado

- 2 colheres (sopa) de mel puro

- 2 colheres (sopa) de suco de maçã

- 2 colheres (sopa) de fécula de batata

Misture os três primeiros ingredientes até formar uma massa homogênea. Adicione as colheres de fécula de batata. Lave o rosto com esta mistura e retire com água morna.

Para o tratamento local é necessário compor um produto que contenha substâncias secativas, antissépticas e que removam a gordura.

Faça um extrato de própolis utilizando:

- 30 gramas de própolis e 100 ml de álcool de cereais.

Deixe em ambiente fechado por 4 dias e filtre.

 

Tratamento para pele seborreica

Ingredientes:

- 1 colher (de sopa) de extrato de própolis

- 2 colheres (chá) de confrei

- 2 colheres (chá) de hamamélis

Misture tudo e deixe descansar por 24 horas. Aplique em forma de compressas ou com o auxílio de um cotonete diretamente sobre a pústula.

Para fazer uma máscara, adicione argila verde até formar uma pasta.

É importante lembrar que não se deve tocar as erupções, nem tentar espremê-las com os dedos, o que pode causar uma maior contaminação. Procure a orientação e tratamento com um especialista assim que a acne se manifestar.

 

 

Por: Ala Szerman

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

 

 

 

 

 

Imagem: Photl.com


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!