Acne e peles seborreicas – dica de receitas caseiras

Mulher com acne no rosto olhando para o espelho

A acne é muito comum, principalmente, entre os adolescentes, atingindo 80% das pessoas de 12 a 25 anos. Porém, ela aparece, também, em adultos de todas as idades, sendo mais frequente entre as mulheres, devido a desequilíbrios hormonais.

O estresse também é um fator que influencia no seu desenvolvimento. Pessoas com pele oleosa são mais propensas à acne, que ocorre a partir de um processo inflamatório, originando-se nos condutores. Este tipo de pele requer um tratamento e produtos que possam reduzir e equilibrar a oleosidade.

No caso dos adolescentes, as causas são devido, principalmente, às alterações no metabolismo e à alimentação irregular.

Até mesmo os cosméticos podem levar ao aparecimento da acne. No geral e conforme a proporção do problema, o tratamento é difícil em todos as idades e requer um acompanhamento correto. Muitas vezes, se não é tratada adequadamente, pode deixar marcas permanentes na pele, nada fáceis de retirar. Em geral a pele começa apresentando pontos pretos, que podem vir a se transformar em pápulas, pústulas ou até nódulos. Os quistos são a forma mais complexa da acne, o seu tratamento é muito mais trabalhoso e as marcas que ficam são mais aparentes.

A prevenção ainda é a melhor forma para reduzir a sua incidência. Por isso, mantenha uma dieta equilibrada e saudável; faça uma higiene completa da pele todos os dias pela manhã e à noite, antes de dormir e evite o estresse.

Veja alguns exemplos de como mantê-la sempre bonita e saudável, utilizando, por exemplo, o iogurte, um poderoso ingrediente no combate à acne. Ele contém lactobacilos, cujas enzimas agem na superfície da pele. É recomendável ingeri-lo na dieta alimentar e também utilizá-lo como cosmético, associado a outras substâncias:

Limpeza Caseira para Pele com Acne

Ingredientes:

– ½ copo de iogurte desnatado

– 2 colheres (sopa) de mel puro

– 2 colheres (sopa) de suco de maçã

– 2 colheres (sopa) de fécula de batata

Misture os três primeiros ingredientes até formar uma massa homogênea. Adicione as colheres de fécula de batata. Lave o rosto com esta mistura e retire com água morna.

Para o tratamento local é necessário compor um produto que contenha substâncias secativas, antissépticas e que removam a gordura.

Faça um extrato de própolis utilizando:

– 30 gramas de própolis e 100 ml de álcool de cereais.

Deixe em ambiente fechado por 4 dias e filtre.

Tratamento para pele seborreica

Ingredientes:

– 1 colher (de sopa) de extrato de própolis

– 2 colheres (chá) de confrei

– 2 colheres (chá) de hamamélis

Misture tudo e deixe descansar por 24 horas. Aplique em forma de compressas ou com o auxílio de um cotonete diretamente sobre a pústula.

Para fazer uma máscara, adicione argila verde até formar uma pasta.

É importante lembrar que não se deve tocar as erupções, nem tentar espremê-las com os dedos, o que pode causar uma maior contaminação. Procure a orientação e tratamento com um especialista assim que a acne se manifestar.

Por: Ala Szerman

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta