A pele após os 35 anos

Após os 35 anos de idade tem início uma diminuição da síntese e um aumento na taxa de degradação do colágeno da pele. Nessa fase faz-se importante iniciar o uso de substâncias, tanto tópicas como de uso oral para induzir a formação de colágeno pelos fibroblastos, células que têm essa capacidade e estão localizadas na derme, uma camada mais profunda da pele. Isso ajudará a  manutenção de um aspecto jovial por mais tempo.

A mesma atenção deve ser dada aos fatores chamados extrínsecos, que contribuem , e muito, para o envelhecimento da nossa pele. Os principais são a radiação ultra-violeta, o fumo e a alimentação desequilibrada. Vale a pena utilizar de rotina, por exemplo, um protetor solar que se adapte ao nosso tipo de pele, pois diariamente  somos expostos a essas radiações e seus efeitos são cumulativos, de forma que a proteção diária é fundamental para quem quer ter a pele saudável, especialmente para quem tem pele clara e olhos claros, pois apresentam menos defesas.

Quanto aos tratamentos rejuvenescedores realizados em consultório (peelings, lasers, botox e preenchimentos), eles são muito úteis tanto para reverter  quanto para prevenir a piora de alguns sinais de envelhecimento da pele. Apenas lembrar de saber exatamente a origem dos produtos utilizados (existem várias marcas e vários fornecedores) e, principalmente, preservar a própria natureza.

Fazendo bom uso, com bom senso, podemos usufruir dos avanços da dermatologia nessa área com segurança.

Dermatologia Integrada: Unidade Buddha Spa Higienópolis

www.christianaalonso.com.br

Mestre e doutora pela USP, coordenadora da Dermatologia Integrada no Buddha Spa Higienópolis

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta