9 formas inusitadas de usar o azeite de oliva

O azeite de oliva é uma “gordura saudável” e com moderação pode ajudar a reduzir o risco para vários tipos de doenças, como as cardíacas e pressão arterial elevada. Que o azeite é saudável para o nosso organismo nós já sabemos, mas você sabia ele pode ser utilizado para outras funções na sua casa e até mesmo para animais de estimação?

Vamos ver algumas alternativas que vão além da utilização na cozinha.

1. Esfoliante corporal

Você pode usar azeite de oliva para criar um delicioso e eficaz  esfoliante para o corpo, misturando-o com açúcar, até adquirir a consistência pastosa. Aplicado no corpo, com uma suave massagem, além de retirar as células mortas da sua pele, hidrata e é bastante indicado para o inverno. Uma dica: você pode adicionar na mistura algumas gotas de perfume ou utilizar também algumas gotas de óleo essencial.O resultado é uma pele muito macia e hidratada.

2. Lubrificação do cabelo

A lubrificação do cabelo é uma prática que tem sido em torno de séculos. Enquanto algumas receitas usam óleo de coco, o azeite funciona muito bem. Basta colocar algumas gotas de azeite de oliva em suas mãos, massagear em seu couro cabeludo, depois escovar para distribuir o óleo uniformemente. Deixe descansar por cerca de uma hora, em seguida, lave o excesso de óleo com o seu xampu favorito.

3. Prevenção das bolas de pelos para gatos

Mesmo os gatos podem se beneficiar de azeite! Dependendo do tamanho do seu gato, uma colher de chá de azeite pode ajudar a prevenir bolas de pelo. Consulte o veterinário sobre este assunto.


Para dar as mãos e pés secos um tratamento especial neste inverno, experimente massagear uma pequenaquantidade de azeite de oliva em sua pele, depois de tomar um banho ou ducha. Calce meias ou luvas para que a sua pele possa absorver bem o produto. Você pode fazer este procedimento na hora de dormir. Certamente notará resultados quase que imediatamente!

5. Deslizar um zíper

Não é desagradável quando percebe que o zíper da sua roupa está preso? Experimente corrigir o problema esfregando um pouco de azeite nos dentes do zíperpara ajudá-lo a deslizar suavemente. Lembre-se: um pouco só já basta.

6. Removedor de maquiagem

O seu removedor de maquiagem acabou? Você pode substituir pelo azeite de oliva! Use pano úmido ou uma bola de algodão com um par de gotas de azeite para remover maquiagem e, ao mesmo tempo, hidratar o seu rosto.

7. Aliviar uma queimadura de sol

Você não deve colocar o óleo em sua pele se ela estiver vermelha e muito queimada, mas pode usá-lo para começar a hidratar um ou dois dias mais tarde do banho de sol, para ajudar a prevenir a descamação e ajudar a curara sua pele danificada.

8. Tratar o couro cabeludo seco

Massageie uma pequena quantidade de azeite em seu couro cabeludo para hidratar e combater a caspa seca.

9. Revitalizar móveis de madeira

Prepare uma mistura de 2 partes de azeite para 1 parte de suco de limão. Coloque uma pequena quantidade deste óleo em um pano macio e limpe o seu mobiliário de madeira. Mantém a madeira mais resistente a umidade e  ajudar a esconder pequenos cortes e arranhões.

Depois de tantas dicas interessantes, cada vez que você usar o azeite de oliva na suas receitas culinárias, vai se lembrar que ele é cheio de utilidades inusitadas. Se alguma delas for boa para você, aproveite!

Fonte: Care2 / Matéria editada de Maio 2012

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta