10/04/2017

Os Efeitos Negativos do Atual Estilo de Vida da Sociedade "Moderna"

 

O ritmo e o padrão de vida da sociedade "moderna" são bastante inadequados e extenuantes.

Conhecem-se muito bem os efeitos da tensão e das "pressões" do mundo de hoje sobre o organismo das pessoas. Muitas doenças cardiovasculares são agravadas pelo estresse negativo, (distresse) pelo medo, pela exaustão – a necessidade competir, de produzir mais e mais, de perseguir o sucesso e o ganho, quase sempre como condicionamentos persecutórios.

Na realidade, nesse início de era, o principal desafio à felicidade é o desafio do demais: há coisas demais para fazer, distrações demais, barulho demais, coisas demais exigindo nossa atenção, ou, para muitos de nós, oportunidades e escolhas demais. Para o tempo e a energia de que dispomos, é tudo demais da conta.

Todos nós andamos, sentimos, pelo menos num nível subliminar, que as escolhas, exigências e complexidades aumentam a cada ano que passa. Precisamos ser mais, ir a mais lugares, querer e realizar mais coisas. Mas, teoricamente, o dia continua tendo vinte e quatro horas, e o ano, os mesmos doze meses. A quantidade de atividade cresce constantemente, mas a energia humana com a qual ela deve ser enfrentada continua a mesma, na melhor das hipóteses. Porém, acontece que, na realidade, a duração do dia está mais curta.(*) Ou seja, o homem e a mulher modernos estão vivenciando um fato inédito e bastante complexo: o tempo está  passando mais depressa e o número de coisas para se fazer tem aumentado, à medida que o tempo passa.

Muita gente está tão habituada a esse estilo de vida “moderno,” que nem vê a vida passar.

Tudo à nossa volta anda muito depressa.

Assim é o ritmo atual da “vida moderna.” Muitos nem prestam atenção aos efeitos nocivos que esse ritmo alucinante provoca no corpo físico. Vivem como cegos buscando incessantemente ganhar mais, adquirir mais, etc. E com isso, nem param para escutar os freqüentes sinais de alerta que o corpo dá, ‘avisando’ que é preciso fazer pausas regulares para o devido repouso físico, mental e psíquico. 

Para vivermos com equilíbrio, é imprescindível gerenciarmos o nosso tempo nas diversas áreas da vida, dando prioridade à saúde mental, emocional e psíquica.

Texto do livro: UMA CIVILIZAÇÃO ADORMECIDA E DECADENTE 


23/02/2017

Benefícios do Alecrim

 

O Alecrim é uma erva muito utilizado na culinária para condimentar sopas, molhos e carnes. Além disso, pode ser utilizado como um medicamento natural para uma variedade de doenças e sintomas.

- O Alecrim possui o carnosol que é considerado um potente composto anti-câncer;

- Possui ação neuroprotetora e na melhora da memória;

- Melhora da enxaqueca;

- Ação anti-inflamatória;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Propriedade anti-bactericida contra H.pylori*;

- Melhora a digestão dos alimentos principalmente de carnes;

- Efeito anti-envelhecimento pois estimula a regeneração celular;

- Ação desintoxicante para o fígado;

- Inalando o óleo essencial do alecrim, auxilia na melhora de sintomas respiratórios como resfriados, alergias, infecções respiratórias e gripe.

 Faça do alimento seu medicamento!

 

*H.pylori - bactéria bem comum de ser encontrada no estômago, quase todo mundo tem, mas em algum momento pode causar sintomas como gastrite e desconfortos.


21/02/2017

Gestação e Parto Natural

 

A medicina holística realça a importância de uma gestação onde haja perfeita saúde para a gestante e para a criança.

A obediência às leis naturais, uma dieta saudável e natural, isenta de alimentos tóxicos (carnes vermelhas e condicionadas, açúcar e derivados, laticínios, enlatados, etc) e de medicamentos, hábitos regulares de vida e abstinência de tabaco, álcool e outras drogas, são condições indispensáveis para um bom andamento da gestação e um parto de qualidade superior.

Entre os alimentos mais importantes para um bom equilíbrio biológico, destacam-se: os cereais integrais, o missô (pasta fermentada de soja), o queijo de soja (tofú), os produtos germinados (broto de alfafa, de feijão, etc), as raízes, as verduras, as frutas oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, etc) e outros.

Para uma boa saúde emocional da criança, é importante o equilíbrio psíquico da mãe e um pai presente.

Existem yogas próprios para os “casais grávidos,” onde não é necessário saber nenhuma técnica especial para isso. Basta seguir a intuição e “conversar” com o neném, em qualquer fase da gestação.

Prima-se também por um parto fisiológico (natural) possível, dando-se preferência para a posição de cócoras com a participação do marido e estabelecendo-se o estilo “Leboyer” (mínimo de luz na sala do parto, nenhum barulho, corte do cordão umbilical apenas quando parar de pulsar, contato corporal imediato entre o filho e os pais, etc). Sabe-se que estes procedimentos são fundamentais para que se tenha uma criança psíquica e fisicamente saudável, auto-suficiente e corajosa perante a vida.

Para situações de gestações difíceis, perigosas com alguma doença intercorrente, é necessário acompanhamento médico.

Para o bom desenvolvimento da gravidez e como preparo para um bom parto, aconselha-se a prática regular de exercícios especiais para serem executados pela gestante após o terceiro mês de gravidez e sob orientação médica.

 


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!